Audiência Pública

CPI reúne especialistas para debater contas da Previdência

A audiência pública ocorre na segunda-feira (8/5), às 14h30
CPI reúne especialistas para debater contas da Previdência

Foto: Alessandro Dantas

A Comissão Parlamentar de Inquérito da Previdência Social do Senado realiza, na segunda-feira (8/5), às 14:30, a segunda audiência pública para debater as contas do sistema previdenciário brasileiro. O debate vai reunir especialistas para discutir o suposto déficit da previdência social brasileira, que vem sendo usado pelo governo do presidente Michel Temer para justificar a proposta de reforma previdenciária, em tramitação no Congresso Nacional (PEC 287/2016).

O senador José Pimentel (PT-CE), que integra a comissão, vai participar do debate. A audiência será coordenada pelo presidente da CPI, senador Paulo Paim (PT-RS), e pelo relator, senador Hélio José (PMDB-DF).

Segundo Pimentel, a CPI tem papel fundamental, no momento em que o governo Temer usa o argumento do déficit nas contas para promover uma reforma que prejudica todos os trabalhadores brasileiros, especialmente os mais pobres. “Nós precisamos saber como o governo golpista do presidente Temer deu um rombo de R$ 46 bilhões na previdência urbana que agora querem debitar na conta dos trabalhadores”, afirmou.

Foram convidados a participar da audiência pública as professoras da Universidade Estadual do Rio Grande do Norte, Rivânia Moura; da Universidade Federal de Minas Gerais, Eli Lola Gurgel de Andrade; e da Universidade Federal do Rio de Janeiro, Denise Lobato Gentil. Também participarão do debate o consultor da Comissão Brasileira de Justiça e Paz, Guilherme Delgado; e do coordenador adjunto do Departamento Intersindical de Estatísticas e Estudos Socioeconômicos (Dieese), Clóvis Scherer.

To top