CPMI: Carlos Cachoeira será convocado novamente

A nova convocação foi aprovada durante a reunião desta terça-feira (14/08), em votação simbólica, mas a data do depoimento ainda não foi marcada. Apesar disso, a convocação de jornalista da Veja permanece indefinida.

O contraventor Carlos Augusto de Almeida Ramos, o Carlinhos Cachoeira, voltará a depor à Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) que leva o seu nome. A nova convocação foi aprovada durante a reunião desta terça-feira (14/08), em votação simbólica, mas a data do depoimento ainda não foi marcada. Os parlamentares também decidiram que o Fernando Cavendish, dono e diretor da Construtora Delta, afastado desde o início das investigações sobre os negócios suspeitos entre a empresa e a organização criminosa liderada por Cachoeira, será ouvido no próximo dia 28.

O plenário da Comissão não chegou a discutir o requerimento do deputado Dr Rosinha (PT-PR), que pedia a convocação do diretor da sucursal da revista Veja, em Brasília, Policarpo Júnior para explicar suspeitas de que suas relações com o contraventor iriam além do limite do que se considera aceitável para o relacionamento entre fonte e repórter.

“Espero que essa convocação ainda seja apreciada, de preferência já na próxima reunião administrativa, que deve acontecer em setembro”, comentou Dr Rosinha, no final da reunião. “A convocação dele (Policarpo) não é por se tratar de um jornalista, mas para esclarecer as suspeitas de que ele faria parte de uma organização criminosa. Essas explicações precisam ser dadas”, disse o deputado, que apelou aos seus companheiros de investigação para que acompanhem mais de perto o noticiário. “Peço a investigação não para fazer uma pré-condenação ou um pré-julgamento; estou em busca, apenas, de esclarecimentos”, assegurou.

Mais de 100 requerimentos
Cachoeira já esteve na CPI em 22 de maio, mas se recusou a falar. Na ocasião, ele se comprometeu a colaborar com a CPMI depois de se explicar à Justiça Federal de Goiânia. A audiência ocorreu no final de julho, mas, lá, Cachoeira também se manteve em silêncio diante do magistrado.

Além de Cachoeira, os integrantes da CPMI também aprovaram a convocação de outras pessoas que, segundo a comissão, são suspeitas de participação no esquema do contraventor. Foram convocados para depoimentos Gil Tavares, Geraldo Messias, André Teixeira Jorge, Fabio Passaglia, Alex Antonio Trindade de Oliveira, Leide Ferreira da Cruz, Polyana Barbosa de Carvalho, João Furtado de Mendonça Neto, Marcos Teixeira Barbosa, Francisco de Assis Oliveier, Fausto José Passaglia Junior, Conrado Caiado Viana, Frederico Márcio Arbex, Adriana Sauthier Accorsi e Edson Costa Araujo.

O presidente da CPMI, Vital do Rêgo, disse, ao final da sessão que, ainda nesta semana, devem ser definidas as datas do depoimento do ex-diretor-geral do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) Luiz Antônio Pagot.

No total, a Comissão aprovou nesta terça-feira cerca de 100 requerimentos entre quebras de sigilo, pedidos de informação e convocação de pessoas citadas nas operações Vegas e Monte Carlo da Polícia Federal.

Giselle Chassot

To top