CPMI da rede Cachoeira será instalada nesta quinta-feira

Walter Pinheiro afirmou que a divisão de cargos vai respeitar o tamanho das bancadas. “Vamos obedecer a regra que é resultante do processo eleitoral”.  

A CPI mista destinada a investigar ligações do contraventor Carlinhos Cachoeira com as esferas públicas e privadas de poder pode ser instalada nesta quinta-feira (18/04). A etapa seguinte para o funcionamento da comissão será a indicação dos sessenta integrantes – entre titulares e suplentes.

Caberá à primeira vice-presidente do Congresso Nacional, deputada Rose de Freitas do PMDB do Espírito Santo, convocar uma sessão conjunta para a leitura do requerimento da CPI Mista. Rose de Freitas explicou que as assinaturas já coletadas dos mais de 60 senadores e dos 340 deputados precisam ser conferidas. Ela vai se reunir com os líderes partidários para dar prosseguimento à instalação da CPMI.

“A expectativa é de que consigam conferir hoje e possa ser chamada amanhã se houver acordo entre os líderes, que têm que chamar suas bancadas para dar quórum na sessão. Aliás, a expectativa é resultante da solicitação feita por eles em Plenário de que a sessão fosse realizada logo após a conferência das assinaturas. Se é de fato essa vontade, se de fato forem dar presença em Plenário, será feito assim”, disse Rose de Freitas.

Em resposta à insistência da oposição em obter um dos cargos de comando na CPI Mista, o líder do PT, senador Walter Pinheiro (BA), afirmou que a divisão de cargos vai respeitar o tamanho das bancadas. “Esse debate irá obedecer a mesma regra que é resultante do que foi o processo eleitoral. É assim que a gente compõe Comissões, Conselho de Ética e Comissões Parlamentares de Inquérito”.

A CPI Mista será composta por 15 senadores, 15 deputados e igual número de suplentes. Pelo critério da proporcionalidade, a presidência da Comissão ficará com um senador do PMDB e a relatoria com um deputado do PT.

Informações da Rádio Senado

Leia mais:

CPI Mista que vai investigar rede de Cachoeira é protocolada

CPI mista fará ampla investigação da rede criminosa


To top