Investigação

CPMI do INSS: Senador Rogério cobra responsabilização em fraudes contra aposentados e pensionistas

Líder do Governo em exercício defendeu responsabilização dos culpados, ressarcimento integral das vítimas e investigação sobre consignados

Daniel Gomes

CPMI do INSS: Senador Rogério cobra responsabilização em fraudes contra aposentados e pensionistas

Na manhã desta terça-feira (26/8), o senador Rogério Carvalho (PT-SE), líder do Governo em exercício no Senado Federal, participou da reunião da Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) que investiga as fraudes contra aposentados e pensionistas do INSS. Na oportunidade, o parlamentar destacou a necessidade de identificar responsáveis, garantir o ressarcimento integral das vítimas e assegurar que episódios semelhantes não se repitam.

Segundo ele, a comissão deve cumprir um papel fundamental de proteção aos mais vulneráveis. “Cabe a nós identificar os problemas, responsabilizar os culpados e encaminhar os casos ao Ministério Público e à Justiça, para que aposentados e pensionistas não tenham seus benefícios subtraídos por fraudes e ilegalidades”, afirmou.

”Governo Lula já ressarciu 80% dos prejudicados”
O líder do Governo em exercício ressaltou, ainda, que o presidente Lula já adotou providências concretas diante dos descontos indevidos. De acordo com Carvalho, “quase 80% dos aposentados e pensionistas que sofreram fraudes já foram ressarcidos pelo governo federal, por meio das agências dos Correios e do próprio site do INSS”. “O trabalho continua para alcançar a totalidade dos prejudicados”.”, garantiu.

Para ele, a medida representa um compromisso direto do governo com os beneficiários da Previdência Social. “Trata-se de uma ação de extrema relevância e responsabilidade do governo com aqueles que mais precisam de proteção”, reforçou.

Consignados também serão foco da CPMI
Durante a sessão, Rogério Carvalho alertou que a comissão também deve investigar o segmento dos empréstimos consignados, que continua causando prejuízos a aposentados e pensionistas. “Não foram apenas entidades que desviaram recursos. Os consignados também produziram e ainda produzem danos a milhares de brasileiros, e esse foco precisa estar dentro do escopo da CPMI”, pontuou.

Clima de respeito e fortalecimento das instituições
Carvalho também sugeriu que os trabalhos da comissão sejam conduzidos em clima de respeito e diálogo entre os membros. “A sociedade espera do Parlamento uma postura compatível com a função que exercemos. Com sabedoria e discernimento, precisamos dar uma resposta que seja boa para aposentados e pensionistas, e também para o fortalecimento das instituições brasileiras”, declarou.

“O objetivo da CPMI não deve ser a destruição das instituições, mas a identificação daqueles que, dentro delas, prejudicam o Brasil e o povo brasileiro”, concluiu.

To top