Cresce 16% a emissão de vistos dos EUA para brasileiros

Em contínuo crescimento, a emissão de vistos para a entrada de brasileiros nos Estados Unidos registrou, nos primeiros meses deste ano, aumento de 16%, em relação ao mesmo período do ano passado. Em um ano, um milhão de brasileiros foram autorizados a adentrar as fronteiras americanas. O número se refere aos vistos para viagens de negócios e de turismo concedidos entre outubro de 2010 e 2012. Esses dados foram divulgados nesta segunda-feira (22/10) pela Missão Diplomática do País.

Apenas em setembro, aproximadamente 66,2 mil vistos foram processados, dos quais 32,9 mil foram em São Paulo, 19,6 mil no Rio de Janeiro, 8,9 mil em Brasília e 4,6 mil no Recife. No mesmo mês, a média diária de solicitações brasileiras de vistos americanos foi cerca de 2 mil em São Paulo, 1,1 mil no Rio de Janeiro, 642 em Brasília e 276 no Recife.

Neste ano, foram feitas mudanças nos procedimentos para solicitar o visto no País, com o objetivo de encurtar o prazo para a obtenção do documento. Os consulados e embaixadas americanos no Brasil aumentaram o quadro de funcionários e o horário de atendimento. Como resultado, o tempo de tempo de espera por um agendamento que podia chegar a mais de um mês passou para dois dias em São Paulo e um dia em Brasília, Rio de Janeiro e Recife, segundo a Embaixada.

Observando a tendência, a Embaixada e os Consulados dos EUA no Brasil esperam alcançar um novo recorde de vistos emitidos no País até o fim de 2012. Atualmente, no ranking dos países que mais solicitam autorizados, o Brasil aparece em terceiro lugar, precedido da China e do México, respectivamente, segundo e primeiro colocados.

Fim do visto é negociado

Nesta segunda, diplomatas dos dois países reúnem-se em Washington para dar continuidade às negociações sobre o fim do visto obrigatório para a entrada de brasileiros nos Estados Unidos. A medida consta em um projeto de lei que tramita no Senado americano e já vem sendo discutida desde a visita do presidente dos EUA, Barack Obama, ao Brasil, em março de 2011.

De acordo com o Itamaraty, não há expectativa de que essa decisão seja tomada no encontro de hoje, que tratará de assuntos técnicos e rotineiros sobre a consolidação da ideia da não obrigatoriedade do visto, reforçada na visita da presidenta Dilma Rousseff a Washington há cerca de seis meses. Ainda não há previsão de quando será realizada outra reunião sobre o tema. Mas, caso a medida seja aprovada, o Brasil também poderá deixar de exigir o visto para a entrada de americanos.

Atualmente, cidadãos do Canadá e de alguns países da Europa Ocidental, como a França, podem entrar nos Estados Unidos sem a emissão de visto. Não há nenhum País da América Central ou do Sul com esse tipo de permissão. Caso as negociações entre as autoridades brasileiras e americanas resultem no fim da obrigatoriedade, o Brasil será o primeiro país da região a ser dispensado da autorização.

Com informações da Agência Brasil

 

Leia mais:

Fim da exigência de visto para os EUA será discutido no dia 22


To top