Criador da internet diz que Marco Civil é uma vitória do cidadão

Tim Berners-Lee aplaude Marco Civil da Internet – para ele, um passo para impedir que governos e empresas controlem a rede

:: Da redação23 de abril de 2014 19:04

Criador da internet diz que Marco Civil é uma vitória do cidadão

:: Da redação23 de abril de 2014

Tim-Barners Lee: a tentação de tentar
controlar a internet é sempre desejada
por companhias e governos, e temos
sempre que impedir isso, e o Marco
Civil é um grande passo neste sentido

O criador da internet, Tim Berners-Lee, falou, nesta quarta-feira (23), durante o Encontro Global Multissetorial sobre o Futuro da Governança da Internet – NET Mundial, em São Paulo, sobre a sanção do Marco Civil da internet pela presidenta Dilma Rousseff. Para Lee, a web é uma mídia poderosa, que tem que ser livre e aberta.

“Quando ela é livre e aberta, é uma fonte de uma incrível criatividade, de crescimento econômico e, se alguém for controla-la, seja politicamente ou comercialmente, para qualquer uso ou finalidade, vai dar a eles muito poder. Então essa tentação de tentar controlar a internet é sempre desejada por companhias e governos, e temos sempre que impedir isso, e o Marco Civil é um grande passo neste sentido”, disse.

Tim ainda ressaltou o caráter multissetorial com que a proposta foi construída, interligando organizações de todo tipo, do governo, da sociedade civil, do setor comercial.

“Todas essas pessoas trazem coisas diferentes à mesa, contribuindo de formas diferentes. Esse é o espirito da forma mais eficiente que garante que a internet seja governada. E ela precisa ser governada pelo interesse público, porque é de uma enorme utilidade pública, e precisa ser governada como tal”, completou.

Com informações do Blog do Planalto

Leia também