Retrocesso

Crise faz um quinto do País voltar a cozinhar com lenha ou carvão

Desastre econômico e social iniciado a partir de 2016, ano do impeachment sem crime de Dilma Rousseff, levou cerca de 14 milhões de lares a abrirem mão do gás de cozinha
Crise faz um quinto do País voltar a cozinhar com lenha ou carvão

Foto: A Verdade

Sem qualquer proposta para gerar emprego e renda, o desgoverno de Jair Bolsonaro parece não dar a mínima para os retrocessos impostos a partir do golpe de 2016, como o aumento astronômico do preço do gás de cozinha: de acordo com último levantamento divulgado pelo IBGE, um quinto das famílias brasileiras já passou a usar lenha ou carvão para cozinhar.

Como se não bastasse o aumento do desemprego e o risco permanente de o País voltar ao mapa da fome,  agora ao menos 14 milhões de lares estão preparando alimentos sem o produto – alta de 27% ou mais 3 milhões de domicílios nos últimos dois anos.

O retrocesso, que conduz o país de volta a períodos remotos do século 20, está justamente associado à falta de oportunidades de emprego no mercado entre os anos 2016 e 2018, período em que o golpista Michel Temer esteve no poder e contemplado pelo levantamento. Somente no período, o gás de cozinha acumulou alta de 24% e a taxa média de desemprego passou de 11,5% para 12,3%.

Confira a íntegra da matéria

To top