Cultura brasileira: Frevo será patrimônio mundial

Senador Humberto Costa está em Paris em campanha pelo frevo, ritmo autenticamente pernambucano.

Cultura brasileira: Frevo será patrimônio mundial

Frevo: ritmo autenticamente pernambucano poderá ser transformado em patrimônio imaterial da humanidade

Com objetivo de consolidar as conquistas culturais da capital pernambucana, Recife, o senador Humberto Costa (PT-PE) participa na próxima quarta-feira (05/12), em Paris, da solenidade que decidirá sobre o reconhecimento frevo como patrimônio imaterial da humanidade.

Convidado pela ministra da Cultura, Marta Suplicy, o senador petista compõe a comitiva brasileira que acompanhará a 7ª Sessão do Comitê Intergovernamental para a Salvaguarda do Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade, realizada pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco).

“Ciente da valiosa contribuição de Vossa Excelência para a cultura brasileira em geral, e sendo senador pelo estado brasileiro que carrega o frevo como um de seus principais símbolos, seria para mim motivo de muita satisfação contar com sua companhia para compartilharmos a alegria de presenciar o reconhecimento mundial da singularidade e relevância do frevo”, justificou a ministra em convite enviado ao senador.

Em 2007, o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) já havia declarado o frevo como patrimônio imaterial do Brasil e convencionado o dia 9 de fevereiro como o Dia do Frevo, comemorado desde então na capital pernambucana. “O PT sempre vem trabalhando pela Cultura do Recife, de Pernambuco e do Brasil, e me honra muito participar desse evento que será um marco em nossa história, com o reconhecimento mundial para uma das mais importantes tradições de nosso povo”, comemora o senador.

O que é o Frevo?
O frevo é um ritmo e uma dança criada pelos escravos em Pernambuco no final do século XIX, que mistura marcha, maxixe e elementos da capoeira em movimentos extremamente acelerados. O nome faz referência a palavra ferver, que é como vemos os dançarinos pularem e dançarem rapidamente ao som das orquestras. As músicas são executadas predominantemente durante o Carnaval, embalando o trajeto dos blocos de rua, e os passistas ajudam a proteger o estandarte de cada agremiação.

Com informações da Assessoria do senador Humberto Costa

Saiba mais sobre o frevo. Assista:

{youtube}Sti4NndqHmc{/youtube}

To top