Curso de prevenção às drogas nas escolas ultrapassa 112 mil inscritos

Além de profissionais de educação, programa treinará agentes de segurança pública e lideranças comunitárias e religiosas, entre outros. 

Mais de 112 mil educadores se inscreveram no Curso de Prevenção do Uso de Drogas para Educadores de Escolas Públicas. O curso é organizado pela Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas (Senad), em parceria com a Secretaria de Educação Básica do Ministério da Educação (MEC), Universidade de Brasília (UnB) e o Centro de Seleção e de Promoção de Eventos (Cespe). A ação faz do programa “Crack, é possível vencer” lançado em dezembro de 2011 pelo governo federal. Além de profissionais das redes de educação, o programa treinará agentes de segurança pública, justiça, saúde e assistência social, e também conselheiros e lideranças comunitárias e religiosas.

Como as inscrições superaram o número de vagas – 70 mil para esta edição do curso -, a organização terá de fazer uma seleção. Para a secretária nacional de Políticas sobre Drogas, Paulina Duarte, haverá preferência aos inscritos dos 12 estados que já aderiram ao programa “Crack, é possível vencer”.  São eles: Alagoas, Pernambuco, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Minas Gerais, Acre, Santa Catarina, Espírito Santo, Mato Grosso do Sul, Piauí, Paraná e Ceará. Também será avaliado o número de inscritos por unidade educacional e a participação das escolas em programas do Ministério da Educação, tais como o Saúde na Escola e o Projeto Saúde e Prevenção nas Escolas.

O curso é a distância e será ministrado entre agosto de 2012 e abril de 2013. Os educadores serão capacitados para elaboração e implementação de um conjunto de ações preventivas nas escolas onde atuam. O objetivo é contribuir para o fortalecimento da comunidade escolar na prevenção ao uso de drogas. 

O propósito da Senad é ter 14 mil escolas inscritas e atingir cerca de 2,8 milhões de alunos. Ao final do treinamento, os aprovados receberão Certificado de Curso de Extensão Universitária, de carga horária de 180 horas, emitido pela UnB.

O programa “Crack, é possível vencer” prevê a realização de mais dois treinamentos para educadores em 2013 e 2014, cada um com 70 mil vagas.  As três edições atenderão um total de 8,4 milhões de alunos e terão investimento de aproximadamente R$ 14 milhões.  

Ações do “Crack, é possível vencer” incluem tratamento de saúde e enfrentamento do tráfico 

Com investimento de R$ 4 bilhões da União até 2014 e articulação com estados, Distrito Federal e municípios, além da participação da sociedade civil, o programa “Crack, é possível vencer” tem o objetivo de aumentar a oferta de tratamento de saúde e atenção aos usuários de drogas, enfrentar o tráfico e as organizações criminosas e ampliar atividades de prevenção. As ações estão estruturadas em três eixos: cuidado, autoridade e prevenção.

O programa conta com a atuação direta dos ministérios da Justiça, da Saúde e do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, além da Casa Civil e da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República. 

Rede – Os usuários de crack e outras drogas e suas famílias podem contar com uma rede de apoio que inclui o Sistema Único de Saúde (SUS) e o Sistema Único de Assistência Social (Suas), na esfera do governo federal. Em todo o País também é possível acessar a central telefônica VivaVoz (132), o Disque Saúde (136) e a página na internet do programa “Crack, é possível vencer”.

Em Questão

Acesse a página do programa “Crack, é possível vencer”


To top