Dados parciais de pesquisa mostram aprovação ao Mais Médicos

Dados parciais de pesquisa mostram aprovação ao Mais Médicos

Primeira mostra do levantamento CNT/Ibope sobre percepção da população ao Mais Médicos é positiva

Mais Médicos: 49,6% acreditam que
programa irá solucionar os graves
problemas da saúde no País

Junto com a pesquisa apontando a aprovação em crescimento do governo da presidenta Dilma Rousseff, a Confederação Nacional dos Transportes (CNT) divulgou também os resultados da pesquisa que encomendou junto ao Ibope para avaliar como a população avalia a entrada de médicos estrangeiros no Brasil, por meio do Programa Mais Médicos. O resultado do levantamento aponta números ainda mais positivos do que a avaliação do governo: 74% dos entrevistados defendem a participação desses profissionais no atendimento básico para populações de regiões isoladas do País da periferia das grandes cidades.

A avaliação em si do Mais Médicos, segundo os dados parciais apresentados pela CNT/Ibope, também é francamente positiva: 49,6% dos brasileiros ouvidos acreditam que o programa será capaz de solucionar problemas graves da saúde no País. Como se sabe, pesquisas anteriores sobre outros temas apontam a saúde, ao lado da segurança e da mobilidade urbana, como os principais problemas enfrentados pela população.

Ainda de acordo com a pesquisa, 62,4% da população pesquisada utiliza o serviço público de saúde, 20,8% o serviço privado e 16,5% usam ambos. A pesquisa aponta também a avaliação dos usuários dos dois sistemas. Sobre o sistema público, 2,7% consideram ótimo, 18% bom, 37,4% regular, 18,6% ruim e 22,9% péssimo.

A avaliação do sistema privado tem índices melhores: 13% consideram ótimo, 45% bom, 34,5% regular, 4% ruim e 2,5% péssimo.

Foram entrevistadas 2.002 pessoas, em 135 municípios de 21 unidades da federação, das cinco regiões, entre os dias 31 de agosto e 4 de setembro de 2013.

(Com dados da CNT/Ibope e Agências)

To top