Defesa Civil amplia área de emergência em quatro estados

Governo federal investe no pagamento do Bolsa Estiagem e do Garantia-Safra para amenizar prejuízos dos estados

A Secretaria Nacional de Defesa Civil (Sedec) do Ministério da Integração Nacional reconheceu a situação de emergência em mais 23 cidades de quatro estados do Nordeste, do Sul e do Norte do País.

Em razão de estiagem, estão sob emergência municípios do estado do Piauí: Cabeceiras do Piauí, Cocal dos Alves, Curralinhos, Francisco Ayres, Guaribas, Nazaré do Piauí e Tanque do Piauí. Já em Santa Catarina, as cidades que foram classificadas em situação de emergência são:  Anita Garibaldi, Araranguá, Armazém, Atalanta, Bocaína do Sul, Forquilhinha, Fraiburgo, Grão Pará, Imbuia e Rio do Campo.

No Pará, os reconhecimentos de emergência foram motivados por enchentes e relacionam os municípios de Belterra, Curuá, Faro, Juruti e Oriximiná.

No caso da cidade de Vera Cruz, na Bahia, decretou emergência por causa da erosão marinha.

Enfretamento à seca

Para minimizar as consequências em função da estiagem que atinge moradores do semiárido, o governo federal investe em ações como o pagamento do Bolsa Estiagem, do Garantia-Safra, reforço da Operação Carro-Pipa e do programa Água para Todos. Veja aqui os programas de combate à seca.

Com informações do Portal Brasil

To top