Abuso e perseguição

Confirmação de abusos impõe anulação do processo contra Lula, cobra Defesa

Novas revelações mostram que jamais houve intenc?a?o de apurar a verdade dos fatos, mas apenas a de impor a Lula uma condenac?a?o

Leo Pinheiro Folha Intercept Lula Livre defesa do Lula

Confirmação de abusos impõe anulação do processo contra Lula, cobra Defesa

Foto: Reprodução GGN

Em nota, a defesa de Lula denuncia que novos diálogos da Lava Jato reforçam necessidade de anulação do processo contra Lula. Para os advogados, “jamais houve intenc?a?o de apurar a verdade dos fatos, mas apenas a de impor a Lula uma condenac?a?o sem qualquer prova de culpa e desprezando as provas de inoce?ncia que apresentamos durante o processo”. “As novas revelac?o?es se somam a tantas outras que mostram a necessidade de ser anulado todo o processo e a condenac?a?o imposta a Lula, com o restabelecimento de sua liberdade plena”, afirmam.

Veja a nota na íntegra

A reportagem publicada hoje (30/06) pelo jornal Folha de S.Paulo (“Lava Jato via com descre?dito empreiteiro que acusou Lula”) reforc?a a forma ilegi?tima e ilegal como foi construi?da a condenac?a?o do ex-presidente Lula no chamado caso do “triplex”. Conforme histo?rico do caso, Leo Pinheiro, que ao longo do processo nunca havia incriminado Lula, foi pressionado e repentinamente alterou sua posic?a?o anterior em troca de benefi?cios negociados com procuradores de Curitiba, obtendo a reduc?a?o substancial de sua pena.

Em 16/06/2016 e em 14/04/2017 apresentamos Noti?cia de Fato a? Procuradoria Geral da Repu?blica pedindo que fossem devidamente apuradas informac?o?es divulgadas pela imprensa, dando conhecimento de que Leo Pinheiro estaria sendo forc?ado a incluir artificialmente o nome do ex-presidente Lula no seu acordo de delac?a?o. Tais procedimentos, no entanto, foram sumariamente arquivados.

Tambe?m alertamos no ini?cio do depoimento de Leo Pinheiro, com base em reportagem da pro?pria Folha de S. Paulo e do Valor Econo?mico publicadas naquela data (23/04/2017), que estava em curso uma negociac?a?o com procuradores da Curitiba sobre a versa?o que seria apresentada por Leo Pinheiro naquela ocasia?o. Com base nesses fatos, pedimos a suspensa?o do depoimento naquele momento, diante do prejui?zo imposto a? defesa de Lula — pois enquanto a acusac?a?o estava conversando com o ex-executivo sobre premiac?a?o para que ele incriminasse Lula, a defesa sequer tinha conhecimento da sua real situac?a?o juri?dica. O pedido da defesa, pore?m, foi negado pelo ex-juiz Sergio Moro, permitindo que Leo Pinheiro pudesse prestar depoimento naquela situac?a?o.

Tais elementos mostram que jamais houve intenc?a?o de apurar a verdade dos fatos, mas apenas a de impor a Lula uma condenac?a?o sem qualquer prova de culpa e desprezando as provas de inoce?ncia que apresentamos durante o processo.

As novas revelac?o?es se somam a tantas outras que mostram a necessidade de ser anulado todo o processo e a condenac?a?o imposta a Lula, com o restabelecimento de sua liberdade plena.

Cristiano Zanin e Valeska Martins

Com lula.com

To top