Defesa decide que Forças Armadas vão atuar nos grandes eventos

Às vésperas da realização de três grandes eventos públicos no País, o Ministério da Defesa decidiu que as Forças Armadas irão participar dos esquemas de segurança a serem organizados. As diretrizes definidas pelo ministério têm como referência a visita do papa Bento XVI e a realização da Copa FIFA Confederações, ambas no segundo semestre do ano que vem, e Copa do Mundo de 2014. A ideia é que a Marinha, o Exército e a Aeronáutica atuem no reforço da segurança em todas as áreas consideradas estratégicas. Essas diretrizes estão na Portaria 2.221 do Ministério da Defesa, publicada no Diário Oficial da União desta terça-feira (21/08).

Os integrantes das Forças Armadas estão autorizados a exercer atividades temporárias nas áreas de defesa aeroespacial, controle do espaço aéreo, das áreas marítima, fluvial e portuária, além de segurança e defesa cibernéticas.
Também há atenção especial para as ações de fiscalização de terrorismo e explosivos. Além dessas áreas, os militares atuarão ainda na fiscalização de armas químicas, biológicas, radiológicas e até nucleares.

O embarque e desembarque de passageiros em todo o País, controlados pela Polícia Federal, também ganharão reforço dos militares, assim como o policiamento de trânsito e estradas.
Os comandos da Marinha, do Exército e da Aeronáutica terão atribuições específicas, de acordo com o texto, mas todos atuarão no reforço do esquema de segurança desses eventos, que serão realizados em 2013 e 2014.

Com informações da Agência Brasil

Leia a Portaria 2.221/12

To top