Delcídio anuncia “guerra” para manter ferrovia no Mato Grosso do Sul

Delcídio quer revitalizar e manter em funcionamento o ramal ferroviário que liga Bauru (SP) a Corumbá (MS)O líder do governo no Senado, Delcídio do Amaral (PT-MS), anunciou que vai “a guerra” para revitalizar e manter em funcionamento o ramal ferroviário que liga Bauru (SP) a Corumbá (MS), ameaçado de desativação em função do corte de investimentos feito pela Rumo/ALL, concessionária que administra a ferrovia.

“Isso é uma vergonha. Eu fui um dos poucos que entrou com uma ação, juntamente com o prefeito de Corumbá, Paulo Duarte, contra a ALL, porque a empresa não cumpriu o Termo de Ajustamento de Conduta firmado para recuperar o trecho Corumbá-Três Lagoas. Mas, lamentavelmente, a Agência Nacional de Transportes Terrestres [ANTT] nada fez até agora. A ANTT tem a obrigação de tomar as providências devidas porque foi assinado esse termo e a concessionária não cumpriu. As operações da ALL foram compradas pela Rumo Logística, que na verdade é uma empresa do Grupo Cosan, produtor de açúcar e álcool em várias unidades industriais no nosso estado. Portanto, agora a briga é com a Rumo/ALL, e nós não vamos dar moleza não. Vamos brigar não só com a ANTT, mas também com a diretoria da Cosan, que está aqui em Brasília, e com quem eu vou conversar nos próximos dias. Faremos uma guerra contra esse pessoal porque, ou eles colocam a ferrovia nos eixos, ou então vamos pedir que seja cassada a concessão, para que façamos uma nova licitação e outro grupo assuma as operações”, garantiu Delcídio nesta quarta-feira (3), durante entrevista concedida por telefone à Rádio Difusora Pantanal, de Campo Grande.

Nos últimos meses, 100 funcionários da Rumo/ALL foram demitidos. Caso seja confirmada, a suspensão das operações vai comprometer o escoamento da produção estadual, as exportações, prejudicar o abastecimento de combustíveis e sobrecarregar ainda mais o transporte rodoviário. A antiga Estrada de Ferro Noroeste do Brasil entra em Mato Grosso do Sul por Três Lagoas e atravessa todo o estado, passando por Água Clara, Ribas do Rio Pardo, Campo Grande, Aquidauana e Miranda, até chegar à fronteira com a Bolívia. O líder do governo destacou as vantagens oferecidas pelo ramal Bauru/Corumbá.

Veja a notícia na íntegra

Assessoria do senador Delcídio do Amaral

To top