Delcídio defende rapidez na implantação do serviço 4G

Governo fará no mês que vem licitação para a telefonia celular de quarta geração, que vai possibilitar uma velocidade de transmissão de dados dez vezes maior.

Em entrevista à Rádio Senado, senador Delcídio do Amaral (PT-MS) falou sobre o debate com o ministro das Comunicações, Paulo Bernardo, sobre o processo de licitação de faixas de frequência que serão usadas para a chamada telefonia celular de quarta geração, o 4G, e também para a telefonia rural. Para o senador, é preciso acelerar a implantação do novo sistema no País.

Ouça a entrevista com o senador Delcídio do Amaral

{play}images/stories/audio/delcidio_4g.mp3{/play}

Clique com o botão direito para baixar o áudio

Veja o texto:

LOC: O BRASIL PRECISA CORRER CONTRA O TEMPO PARA OFERECER NOVA TELEFONIA CELULAR ANTES DA COPA DO MUNDO.

LOC: A OPINIÃO É DO SENADOR DELCÍDIO AMARAL, QUE PARTICIPA, NESTA QUARTA-FEIRA, DE DEBATE SOBRE O ASSUNTO COM MINISTRO DAS COMUNICAÇÕES. REPÓRTER NILO BAIRROS:

(Repórter) O ministro Paulo Bernardo, das Comunicações, já confirmou presença na audiência pública marcada para as nove da manhã desta quarta na Comissão de Ciência e Tecnologia do Senado. Ele vai explicar aos senadores como está o processo de licitação de faixas de frequência que serão usadas para a chamada telefonia celular de quarta geração, o 4G, e também para a telefonia rural. A proposta de edital está aberta a sugestões da população e a licitação deve acontecer no mês que vem. De acordo com a Anatel, a Agência Nacional de Telecomunicações, a telefonia 4G vai possibilitar uma velocidade de transmissão de dados dez vezes maior que a dos celulares atuais. O serviço já existe em alguns países europeus, e nos Estados Unidos e Ásia é ainda mais comum. Para o senador Delcídio do Amaral, do PT do Mato Grosso do Sul, esse é um sinal de que o Brasil precisa acelerar a implantação do serviço.

(Delcídio do Amaral) Mesmo sendo um tempo exíguo, nós precisamos disponibilizar isso, porque os europeus estão vindo com o 4G. Nós temos que correr atrás para cumprir o cronograma. E tecnologia é um troço com que você não pode brincar, você dormiu no ponto, quando acorda já está no passado.

(Repórter) Antes mesmo de saber que empresas vão operar o sistema, já existe um cronograma para sua implantação. Para as cidades que vão sediar a Copa das Confederações, no ano que vem, a nova telefonia deverá estar em funcionamento até 31 de maio de 2013. Um ano depois, em 31 de maio de 2014, o 4G deve estar funcionando em todas as cidades sede da Copa do Mundo e também nas capitais de estado e nos municípios com mais de 500 mil habitantes. Já as cidades com mais de 100 mil habitantes vão esperar um pouco mais: até dezembro de 2015, enquanto as localidades que têm entre 30 mil e 100 mil habitantes, o prazo vai até o fim de 2017. Além do ministro das Comunicações, é esperada a presença do presidente da Anatel, João Batista de Rezende.

Rádio Senado

To top