Delcídio encerra Fórum de Infraestrutura no Senado

Senador participou, nesta sexta-feira, do encerramento de evento que reuniu parlamentares e convidados em mesas-redondas

:: Da redação28 de março de 2014 20:14

Delcídio encerra Fórum de Infraestrutura no Senado

:: Da redação28 de março de 2014

Evento fez Delcídio considerar a elaboração
de proposta legislativa para tratar de
projetos estruturantes em energia elétrica

Energia, transporte, mineração. Esses e outros temas que integram a agenda da infraestrutura do Brasil mobilizaram especialistas e parlamentares em dois dias de debates, durante o 1º Fórum Nacional de Infraestrutura. O senador Delcídio do Amaral (MS), que coordenou as discussões sobre energia elétrica, no encerramento do evento, celebrou a experiência. O parlamentar observou que além de uma radiografia dos principais gargalos, foi possível avançar em propostas e ações concretas.

“Foi um debate muito rico de informações, com gente extremamente qualificada, que conhece o mercado de energia elétrica profundamente. Houve várias propostas que, sem dúvida nenhuma, não só vão refletir para o Executivo o pensamento de todo o mercado, como também vão servir de subsídio a novos projetos legislativos para tratar de temas que são fundamentais à segurança energética brasileira”, afirmou Delcídio, em entrevista após a conclusão do fórum.

Segundo o senador, o Congresso Nacional pode ajudar o País a avançar na elaboração de marcos legais sobre o uso e a implantação de hidrelétricas sem reservatórios e usinas nucleares. “Os projetos nacionais devem merecer tratamento especial para que sejam implantados, principalmente pela importância no suprimento de energia elétrica para o nosso País”, argumentou.

Durante o fórum, discutiu-se também o modelo que opera o sistema interligado brasileiro e os aperfeiçoamentos que são necessários, principalmente em função da energia fotovoltaica, da energia eólica, além da operação mista de hidrelétricas com termelétricas a gás, a carvão e mesmo a óleo combustível.

E ainda destacou-se como estratégica a rede de inteligência smart grid, que leva à micro-geração, à geração distribuída. “Então, você traz o consumidor para que ele efetivamente utilize a energia a um preço cada vez mais competitivo, fazendo um mix de todas as energias disponíveis”, comento Delcídio.

O evento

O 1º Fórum Nacional de Infraestrutura foi promovido pela Comissão de Infraestrutura do Senado Federal (CI). O evento reuniu senadores, especialistas, convidados especiais e consultores em mesas-redondas que discutiram: transporte de cargas, transporte de passageiros , energia elétrica, combustíveis, mineração, telecomunicações, saneamento, abastecimento e irrigação.

Os desdobramentos do fórum terão continuidade na CI, na forma de um relatório final sobre as discussões. Esse documento será apreciado pelos senadores na próxima reunião da comissão. E os projetos de lei oriundos desse intenso debate serão acolhidos na forma regimental, para serem discutidos e votados nas comissões do Congresso.

Leia mais:

Chega de diagnóstico – hora é de solução, diz Delcídio

Delcídio: BR-163 deixará de ser “rodovia da morte” para ser a “via da vida”


Leia também