Delcídio: Governo fez parceria público privada nos aeroportos

Para o senador, a oposição exagera quando diz que aeroportos foram privatizados. “Acho que estão forçando. A Infraero manterá participação acionária”, ressaltou.

O senador Delcídio do Amaral (PT-MS) disse nesta terça-feira (07/02) que a oposição está exagerando com os comentários de que o governo da presidenta Dilma privatizou os aeroportos. “Acho que estão forçando. Na verdade é uma parceria público privada (PPP), porque a Infraero manterá participação acionária. O modelo brasileiro não é nem estatal puro e simples como também não é um modelo absolutamente privado puro sangue. Nós vamos partir para parcerias público privadas, até pelo perfil do País na área de infraestrutura”, afirmou.

Segundo Delcídio, que preside a Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) do Senado, o leilão realizado na segunda-feira (06/02) de concessão para a exploração dos serviços, manutenção e ampliação dos aeroportos de Brasília (DF), Viracopos e de Guarulhos, ambos em São Paulo, teve um resultado expressivo que deve ser comemorado, porque os grupos apresentaram propostas com preços cinco vezes acima do valor mínimo das concessões.

“O que aconteceu ontem não foi uma privatização, mas uma parceria pública e privada. E a participação do Banco Nacional do Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) será fundamental para alavancar os investimentos na logística do País”, disse.

O senador minimizou as críticas da oposição a respeito dos grupos vencedores, até porque todos os consórcios participantes da disputa pela concessão têm conhecimento no setor de infraestrutura aeroportuária. “Nós começamos bem e o resultado extraordinário do leilão tem um simbolismo muito grande para as próximas ações do governo da presidenta Dilma. Quem ganha é o Brasil”, finalizou.

Marcello Antunes

Leia mais:

Wellington explica para oposição que concessão não é privatizar

Sucesso absoluto na concessão dos aeroportos. Ágio chega a 673%

To top