Delcídio lembra 34 anos do Mato Grosso do Sul

Em pronunciamento nesta segunda-feira (10), o senador homenageou o estado de Mato Grosso do Sul que nesta terça-feira (11) completa 34 anos de criação.

Delcídio lembra 34 anos do Mato Grosso do Sul

O estado foi desmembrado do estado de Mato Grosso, do qual era parte, em 1977. “Essa divisão fez muito bem ao meu estado, um estado jovem, que faz fronteira com dois países da América do Sul, importantes na integração que todos nós buscamos”, afirmou o senador, em referência ao Paraguai e à Bolívia.

A posição do estado, assinalou, também é estratégica, uma vez que o Mato Grosso do Sul faz divisa com alguns dos principais estados brasileiros: São Paulo, Goiás, Minas Gerais e Paraná. O senador enumerou as riquezas do estado, que tem terras férteis e, além de criar as condições para a agricultura mecanizada nas partes planas, tem, nas montanhas do complexo de Urucum, minério de Ferro e Manganês.

Delcídio destacou, ainda, o potencial turístico das regiões de Bonito e do Pantanal. Ele frisou que é preciso consolidar o Pantanal como destino turístico sem o foco na pesca predatória. “Aquela pesca predatória acabou. Agora, vamos investir não só no pesque e solte, mas acima de tudo, no turismo contemplativo, pela fauna e pela flora absolutamente extraordinárias”, disse.

O senador lembrou da diversificação da economia do estado, que, além das tradicionais produções pecuária e de soja, produz milho einternsifica os investimentos em açúcar e etanol e nas florestas plantadas. Segundo o senador, a infraestruturaestá se consolidando de maneira compatível com a atividade econômica do estado, que cresce acima da média nacional. “O estado cresce a taxas muito maiores do que o restante do Brasil. Nós crescemos a 7,5%, 8% e vamos continuar nessa toada por muito tempo”, garantiu.

Agência Senado

Leia a íntegra do discurso do senador Delcídio do Amaral

To top