Delcídio será relator do Fundo de Desenvolvimento do Centro-Oeste

O senador Delcídio do Amaral (PT-MS) foi indicado pela liderança do PT no Senado para integrar comissões que vão analisar três medidas provisórias enviadas pelo governo ao Congresso. As matérias tratam das áreas de energia e desenvolvimento e terão impacto no crescimento do Centro Oeste.

Delcídio vai participar da análise da MP 577, que dispõe sobre a extinção das concessões do serviço de energia elétrica, da MP 579, que  trata da redução  dos encargos setoriais que incidem sobre as tarifas de energia, e será relator da MP 581, que cria  o Fundo de Desenvolvimento do Centro-Oeste (FDCO) e autoriza a União a conceder subvenção  às instituições financeiras oficiais federais nas operações de crédito para investimentos no âmbito desse novo fundo.

O senador avalia que os debates sobre as MPs 577 e 579 deverão ser intensos, já que as matérias tratam de uma área fundamental para o Brasil, que é o setor de energia.“Temos que buscar um texto que atenda ao consumidor final, com tarifas menores, mas que não desestruture o setor elétrico, importantíssimo para o crescimento do Brasil”, pondera.

A criação do FDCO é uma grande batalha dos deputados e senadores que compõem as bancadas dos quatro estados do Centro-Oeste. “Há muitos anos trabalhamos pela implementação desse Fundo,  semelhante aos que existem no Nordeste e na Amazônia. Como relator dessa MP, vamos olhar com muito atenção questões como a infraestrutura,  logística, o desenvolvimento, a área social, agricultura familiar, habitação popular, com a preocupação de criar um fundo que ajude não só no desenvolvimento do Centro-Oeste, mas também a melhorar a qualidade de vida das pessoas”, observou Delcídio.
 
O senador já definiu de que forma colherá subsídios para relatar a MP 581. “Vamos promover audiências públicas em Brasília, Goiânia, Cuiabá e Campo Grande. Espero que, no prazo de 60 dias, esteja pronto um texto que reflita os interesses dos estados do Centro-Oeste , tão importantes para a economia brasileira, para ver o sonho de muitos se tornar realidade”, concluiu.

Com informações da Assessoria do senador Delcídio Amaral

Leia mais:

MP 581: CEF e BB recebem recursos para moradia e safra agrícola

Instaladas comissões especiais para analisar oito medidas provisórias

Delcídio quer discutir quedas das tarifas de energia

Audiência pública discutirá intervenção em distribuidoras de energia elétrica


To top