Delcídio visita obras e participa de inaugurações no MS

O senador Delcídio do Amaral (PT/MS) estará em Dourados no dia 30 de setembro para cumprir agenda na Universidade Federal da Grande Dourados.

A programação foi definida neste final de semana durante reunião do reitor Damião Duque de Farias e da vice-prefeita Dinaci Ranzi com o parlamentar, em Campo Grande.

“Recepcionaremos o senador com tudo o que ele merece, como grande parceiro da UFGD que é desde a criação da instituição. O primeiro ato será uma visita à Casa do Estudante, que teve a obra iniciada graças a uma emenda no valor de R$ 500 mil incluída por ele no Orçamento da União. Em seguida, vamos fazer um debate sobre o futuro da nossa universidade, com a apresentação do projeto estratégico da UFGD,  que estabelece metas até 2020. Depois,  inauguraremos dois novos blocos  de salas de aula e o laboratório”, antecipou o reitor. Com investimento total de R$ 1,8 milhão, a Casa do Estudante está sendo construída  no bairro Altos do Indaiá,  em uma área de 2.700 m², próximo a avenida Guaicurus, que dá acesso à Cidade Universitária.

Delcídio destacou a importância da UFGD em seu mandato.

“A UFGD tem uma representatividade muito forte para mim, que participei  de todo o seu projeto de criação, principalmente no governo do ex-presidente Lula. Hoje,  a gente observa toda a pujança da instituição, não só em Dourados, mas em todo o Mato Grosso do Sul e no Brasil, com uma gestão competente do professor Damião. Faço questão de visitar a Casa do Estudante, que está sendo construída com recursos de uma emenda minha. Estou feliz por ajudar a tornar realidade uma reivindicação antiga dos acadêmicos. O pedido me foi apresentado pelo Diretório Central dos Estudantes e agora o projeto está se tornando realidade,  para atender  cerca de 120 alunos vindos de cidades vizinhas. Vamos aproveitar e  falar da rádio e da tv, que, sem dúvida nenhuma, serão instrumentos extraordinários para a Grande Dourados e todo Cone Sul e a fronteira. Como canal aberto, a futura TV UFGD poderá promover grandes debates , levando  conhecimento e chamando a população a participar das decisões que envolvem o futuro da região.  Tudo isso  demonstra o acerto do presidente Lula quando ele decidiu instalar a UFGD”, afirmou o senador.

Na reunião em Campo Grande ficou acertado também que Delcídio voltará a Dourados no dia 22 de outubro para cumprir nova agenda na UFGD.

“Será muito importante a presença do senador Delcídio no ato de formatura da nossa primeira turma  de licenciatura indígena, que é um curso de formação de professores das aldeias Guarani/Caiuá, em um grande evento para Dourados. Vamos aproveitar e fazer também o lançamento da Faculdade de Estudos Indígenas da UFGD”, adiantou Damião Duque de Farias.

O senador disse que as ações da UFGD voltadas para a comunidade indígena são importantes para o processo de valorização das etnias. “É fundamental a qualificação dos professores indígenas com a formatura de 40 novos profissionais, que mostra a importância que Mato Grosso do Sul, através da UFGD, dá aos nossos irmãos indígenas, por tudo o que eles representam para a nossa cultura e a nossa história. Será, sem dúvida, um acontecimento de repercussão nacional e até mesmo  internacional, ainda mais com a criação da faculdade de estudos indígenas, que vai tratar, entre outras coisas,  dos costumes das etnias que honram o nosso estado”, destacou Delcídio.

 

Assessoria de Imprensa do senador Delcídio do Amaral 

To top