Delegações já confirmaram presença na Rio+20

Direito de se pronunciar foi pedido por 135 nações - 183 das 193 nações da ONU estarão no evento.

Delegações já confirmaram presença na Rio+20

Dos 193 países que integram a Organização das Nações Unidas (ONU), 183 já confirmaram participação na Conferência Rio+20 e 135 já solicitaram direito de se pronunciar. “Não é mais a discussão de questões ambientais, mas de uma geopolítica do desenvolvimento”, analisa a ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira, que participou, no Jardim Botânico do Rio de Janeiro, de debate que reuniu mais de 60 jornalistas dos veículos de comunicação brasileiros e estrangeiros, na sexta-feira (11).

Para ela, os países em desenvolvimento estarão preparados para assumir metas de sustentabilidade até 2030. “Não nos interessa o modelo que foi adotado no passado pelos países desenvolvidos”, salienta.

O engajamento da sociedade civil será um dos maiores legados do encontro, avalia a ministra. Até agora, além da Cúpula dos Povos e Arena Social e Ambiental, que ocorrem no aterro do Flamengo, já estão confirmados 500 eventos paralelos à conferência envolvendo vários setores.

Consensos – O porta-voz do Itamaraty, embaixador Tovar Nunes, disse que, como anfitrião do evento, o Brasil tem o papel de ser promotor da busca de consensos. “Os brasileiros devem servir como uma espécie de ponte entre as polarizações existentes, buscando a consolidação de uma agenda positiva”, disse, durante o debate.

Nos encontros que antecederam à conferência e durante a Rio+20, os brasileiros destacarão a necessidade de conciliar as questões relativas à preservação ambiental, ao desenvolvimento sustentável e à economia verde com inclusão social. As autoridades querem mostrar que os avanços registrados no País credenciam o Brasil para a proposta.

Nas discussões, os brasileiros também defenderão a participação de populações excluídas nos debates. Graças a isso, haverá um espaço exclusivo para esses grupos e para as organizações não governamentais no Aterro do Flamengo, no Rio, denominado Cúpula dos Povos.

Brics confirmam presença

Os presidentes Jacob Zuma (África do Sul) e Vladimir Putin (Rússia), além dos primeiros-ministros da Índia, Manmohan Singh, e da China, Wen Jiabao, estarão na Rio+20. No começo da semana, o presidente eleito da França, François Hollande, também confirmou sua vinda ao País para o evento.

Por enquanto, 116 chefes de Estado e de Governo informaram que estarão presentes às discussões.

To top