Derrotar o golpe agora abre caminho para nova governabilidade, diz Rui Falcão

Derrotar o golpe agora abre caminho para nova governabilidade, diz Rui Falcão

Em Editorial semanal na Agência PT de Notícias, o presidente da legenda, Rui Falcão, fala sobre a importância de uma mobilização permanente contra o golpe.

Serão dias, talvez semanas, de muita tensão e de muita luta. Mas o partido está unido, mobilizado, junto com a militância dos movimentos sociais, em defesa da democracia e do mandato popular da presidenta Dilma.

Democratas de vários matizes, de empresários a juristas, intelectuais, movimentos sociais, estudantes que ocupam escolas em defesa de uma educação pública de qualidade, enfim uma ampla coalizão que rejeita o golpe perpetrado por um deputado denunciado por corrupção e ameaçado de cassação por ter mentido aos colegas sobre contas ilegais na Suíça.

Outros fatos importantes a registrar: o apoio de partidos que fazem oposição ao governo, como o PSol e a Rede, governadores de vários Estados, além da nova “Rede da Legalidade”, lançada pelo governador Flávio Dino (PC do B) e pelo ex-governador Ciro Gomes (PDT).

Por que chamamos de golpe, se o impeachment está previsto na Constituição?

Porque o atual pedido, aceito por vingança e desespero após o PT recusar a barganha que o presidente da Câmara nos oferecia, carece de base legal. Isto porque a presidenta, além de honesta e digna, não cometeu qualquer crime, neste ou no mandato anterior. E a existência de crime praticado diretamente por presidente no exercício do cargo é requisito indispensável para o impeachment.

Mas a oposição conservadora, inconformada com suas quatro derrotas sucessivas, quer virar o jogo no tapetão. E, em vez de esperar 2018, pega carona com Cunha para tentar encurtar o mandato da companheira Dilma.

Como já dissemos antes, derrotar o golpe agora abre caminho para construir uma nova governabilidade, que crie condições políticas para cumprir integralmente o programa eleito em 2014.

O PT deve ficar em estado de mobilização permanente. Vamos travar a batalha no Congresso, na sociedade, junto à opinião pública e nas ruas. A coragem vencerá a chantagem e o golpismo.

Dilma Fica. Não vai ter golpe!

Rui Falcão é presidente nacional do Partido dos Trabalhadores

To top