Descoberta de petróleo no pré-sal da Bacia de Santos

Descoberta de petróleo no pré-sal da Bacia de Santos

A Petrobras informou nesta terça-feira (20/03) que fez nova descoberta de petróleo na camada pré-sal da Bacia de Santos, área onde já existem megacampos como Lula e Iara. A descoberta, em águas ultraprofundas, foi feita no bloco BM-S-8, durante a perfuração de um poço a 232 quilômetros do litoral paulista.

Por meio de amostragem, foi comprovado que o óleo tem cerca de 31º API (escala que mede a densidade do óleo) e, portanto, é considerado de boa qualidade. O poço, que ainda continua em perfuração para determinar os limites do reservatório, é o terceiro da área de Bem-Te-Vi.

O poço continua em perfuração, buscando determinar o limite inferior dos reservatórios bem como identificar outras possíveis zonas de interesse. Carcará é o terceiro poço perfurado na área do Plano de Avaliação da Descoberta do1-BRSA-532A-SPS (prospecto de Bem-te-vi), e está a 20 km do pioneiro descobridor, em águas onde a profundidade é de 2.027 metros.

O Consórcio dará continuidade às atividades e investimentos necessários para aavaliação da área, conforme o plano aprovado pela Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Combustível (ANP).

A Petrobras é operadora do consórcio (66%) em parceria com a Petrogal Brasil (14%), Barra Energia do Brasil Petróleo e Gás Ltda. (10%) e Queiroz Galvão Exploração e Produção S.A. (10%).

Com blog da Petrobras e Agência Brasil

To top