ARTIGO

Desejos para 2021: “Um ano com boas novas e vacina”

Senador Jaques Wagner (PT-BA) escreve sobre seus desejos para 2021 e enumera conquistas importantes de 2020
Desejos para 2021: “Um ano com boas novas e vacina”

Enfim, 2021. Para cristãos, hoje é Dia de Reis, cuja chegada é marcada pelas novidades que trazem. Inicio o ano desejando esperança de boas novas, superação, cura, abraços, empregos e tranquilidade para as famílias brasileiras. Que tenhamos muitas vacinas, que nos protejam contra a Covid e, também, do ódio, do medo, da intolerância e das desigualdades.

Aos profissionais envolvidos na produção das vacinas e aos que têm lutado para salvar vidas, que tenham luz. Peço, ainda, que os responsáveis do governo pela saúde dos brasileiros sejam iluminados e atuem, rapidamente, para evitar mais mortes. Chegamos à triste marca de 200 mil vidas perdidas, vítimas do coronavírus. São milhares de famílias enlutadas, que merecem respeito e trabalho do poder público.

Em 2020, analisamos e aprovamos no Congresso Nacional projetos para ajudar os brasileiros neste momento difícil. Como, por exemplo, a abertura de crédito de mais de R$ 1 bilhão para produção da vacina e a distribuição dos imunizantes adquiridos pelo governo federal. Emenda do PT garantiu a vacinação para todos, sem desconsiderar as prioridades, claro. E seguimos lutando pela prorrogação do auxílio emergencial. É inadmissível que a legião de desempregados e os mais pobres do país sejam condenados também ao vírus da miséria e da fome.

Saúde é um direito de todos. Segundo a Constituição, o Estado deve garantir políticas sociais e econômicas que reduzam riscos de doenças e outros agravos. Diante do quadro de rápida propagação da Covid, o governo deve garantir a proteção das pessoas, mas, até agora, o que se viu foi um apagão na condução federal. A tragédia só não foi maior graças à dedicação de governadores e prefeitos. Que todas e todos empossados no último dia 1º sigam trabalhando para salvar vidas, ignorando o péssimo exemplo que vem de cima.

As consequências dessa pandemia são dolorosas. Acredito que só a ampla imunização interromperá a transmissão do vírus, reduzirá as mortes e as repercussões sociais e econômicas da Covid.

Que em 2021, a humanidade evolua, deixe a disputa política de lado, acredite na ciência e se una para cuidar de vidas. Não interessa a coloração da vacina. O importante é que ela imunize a nossa gente para que possamos voltar a viver e conviver com tranquilidade.

*Artigo originalmente publicado no jornal O Povo, em 06/01/21

To top