Desmate na Amazônia Legal cai 8% em um ano

Queda na derrubada da floresta no período de agosto de 2010 e julho de 2011 é a menor em 24 anos.

Enquanto a Comissão Mista que vai analisar a Medida Provisória que instituirá o novo Código Florestal do Brasil, a ministra do  Meio Ambiente, Izabella Teixeira, anunciou nesta terça-feira (05/06) que caiu o percentual de desmatamento na Amazônia Legal. Tendo em mãos dados do Projeto de Monitoramento do Desmatamento na Amazônia Legal (Prodes), a ministra informou que, entre agosto de 2010 e julho de 2011, houve uma redução de 8% no desmatamento em comparação com o período anterior.

De acordo com o estudo ainda, os dados mostram que a Amazônia Legal teve 6,4 mil quilômetros quadrados de sua área desmatada entre agosto de 2010 e julho de 2011. Dados do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) indicam que essa é a menor taxa de desmatamento registrada na Amazônia Legal desde que o Inpe começou a fazer a medição, em 1988.

“É um dado muito importante, é a menor taxa de desmatamento de toda a história”, disse a ministra Izabella Teixeira durante o anúncio feito na cerimônia em comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente, no Palácio do Planalto.

Durante a cerimônia, o governo anuncia um pacote de medidas ambientais. Uma delas é a criação do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Paranapanema, com área de 105 mil quilômetros quadrados entre os estados do Paraná e de São Paulo. A área inclui 347 municípios com 4,6 milhões de habitantes, sendo 85% de população urbana. O comitê vai deliberar sobre as ações na região e estabelecer mecanismo de cobrança pelo uso dos recursos ambientais disponíveis na região.

As principais atividades desenvolvidas na área da bacia são a agricultura, aquicultura e a hidratação animal, que respondem por quase 40% da demanda total da região.

(Com informações da Agência Brasil)

To top