Dia Mundial de Luta Contra a AIDS. Compartilhe esta ideia

Dia Mundial de Luta Contra a AIDS. Compartilhe esta ideia

Em 1987, com o apoio da Organização das Nações Unidas (ONU), a Assembléia Mundial de Saúde decidiu transformar 1º de dezembro no Dia Mundial de Luta Contra a AIDS para reforçar a solidariedade com as pessoas portadoras do vírus HIV. Desde então, todo ano, a Organização Mundial de Saúde (OMS) escolhe o grupo social que registra o maior número de casos de HIV/AIDS e define estratégias para uma campanha de sensibilização da opinião pública.

Em 2011, a campanha dá enfoque aos jovens gays de 15 a 24 anos das classes C, D e E. A ação busca discutir as questões relacionadas à vulnerabilidade ao HIV/Aids, na população prioritária, sob o ponto de vista do estigma e do preconceito. Além disso, a ideia é estimular a reflexão sobre a falsa impressão de que a Aids afeta apenas o outro, distante da percepção de que todos estamos vulneráveis.

No Brasil, o Dia Mundial de Luta Contra a AIDS vigora desde 1988 a partir de uma portaria assinada pelo Ministro da Saúde que, seguindo o exemplo da OMS, elabora uma campanha a cada ano para alertar a população sobre os avanços da doença.

Assessoria do senador Humberto Costa, com informações do IBGE.

To top