Dia Nacional de Zumbi reconhece empenho dos movimentos negros

A ministra-chefe da Secretaria de Políticas de Promoção de Igualdade Racial, Luiza Bairros, fez pronunciamento neste domingo (20) em rede nacional de rádio e TV sobre o Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra, comemorado no dia 20 de novembro.

Segundo a ministra, é preciso aproveitar o momento favorável de inclusão que o país vive para aumentar os impactos de políticas sociais implementadas pelo governo federal.

“Hoje lembramos uma experiência histórica que supera épocas e lugares. Com a sanção da lei que declara o 20 de novembro como Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra o governo reconhece o empenho dos movimentos negros, porque o significado desta data alcança a todos nós brasileiros.”

Ela lembrou que, apesar de ganhos importantes na ascensão social da população, as mudanças no acesso à educação, trabalho e renda ainda são “acompanhadas pela persistente presença de mulheres e homens negros entre os mais vulneráveis”. Disse ainda que é prioritário criar condições para o pleno exercício da cidadania para as pessoas negras, que representam 71% dos brasileiros que vivem em condição de extrema pobreza.

“Neste ano, instituído pela ONU como o Ano Internacional dos Afrodescendentes, lançamos a campanha Igualdade Racial é pra Valer. A campanha mobiliza agentes econômicos e sociais para vencer o núcleo mais resistente de nossas desigualdades: a desigualdade racial.”

Fonte: Blog do Planalto

Assista o vídeo:
{youtube}c4FFdoIrfJ0{/youtube}

To top