Dieese: 98,7% dos reajustes salariais ficaram acima ou iguais à inflação

As negociações de 2012 foram positivas para os trabalhadores brasileiros – a grande maioria delas – 94,6 % - resultou em aumento real dos salários. 


94,6 % das negociações trabalhistas
resultaram em aumento real dos salários

Em 2012, ano de inflação um pouco mais alta e menor crescimento econômico, os acordos coletivos de trabalho tiveram 98,7% de reajustes salariais acima ou equivalentes à inflação medida pelo INPC-IBGE, segundo pesquisa divulgada na manhã de hoje (20) pelo Dieese. Foi o melhor resultado da série histórica da pesquisa, iniciada em 1996.

No total, foram 94,6 % com aumento real (índice superior ao da inflação acumulada nos 12 meses imediatamente anteriores). O resultado supera o apurado em 2011, quando 87,1% dos reajustes tiveram aumento real, 7,1% corresponderam à variação da inflação e 5,8% ficaram abaixo. Nos dois casos, o instituto pesquisou 704 acordos.

O melhor ano da série histórica do Dieese era 2010, com 88,2% de reajustes acima do INPC, quando o Produto Interno Bruto (PIB) cresceu 7,5%, a maior taxa em mais de duas décadas. A atividade econômica é um dos fatores considerados na análise do resultado das negociações, que inclui ainda fatores como inflação, taxa de desemprego e a própria mobilização sindical.

O Dieese distingue dois períodos distintos nas negociações salariais. O primeiro vai de 1996 a 2003, quando os reajustes abaixo da inflação eram majoritários. De 2004 em diante, passam a predominar os acordos com índice acima da variação do INPC.

Com informações da Rede Brasil Atual

Foto: www.blogdomax.com.br 

To top