Dilma: Brasil Sorridente vai garantir atendimento odontológico à população

A presidenta Dilma Rousseff anunciou nesta sexta-feira (10/08) a ampliação do programa Brasil Sorridente, que até 2014 investirá R$ 3,6 bilhões em ações voltadas para a saúde bucal da população e é o maior programa de atendimento odontológico público e gratuito do mundo. Dilma “Com essa iniciativa mostramos que quando se quer e se faz uma política pública correta podemos dar uma saúde integral a todo cidadão brasileiro”, afirmou a presidenta em Rio Pardo (MG), na solenidade de lançamento.

Em 2011, o Brasil Sorridente contou com 21.700 equipes de dentistas e técnicos de saúde bucal do Sistema Único de Saúde (SUS) em todas as regiões do país e realizou mais de 150 milhões de atendimentos odontológicos, chegando a cerca de 90% das cidades brasileiras. “Agora, nós estamos ampliando a parceria com os estados e os municípios e investindo cada vez mais para que a população possa tratar dos dentes desde a infância até a idade adulta”, afirmou Dilma. O programa atua na prevenção de cáries e também e também oferece procedimentos como obturações e tratamentos de canal ou de gengiva.

“Nós temos um compromisso com o futuro do nosso país, que passa pelas crianças e pelos jovens. No passado, os mais velhos perdiam os dentes porque não tratavam, porque não tinham dinheiro, porque não podiam pagar o dentista. Agora, não pode perder dente, não pode deixar que jovem perca os dentes, ou que criança não tenha acesso ao dentista”, disse a presidenta.

Uma das ações do Brasil Sorridente é o mutirão de próteses que está ocorrendo em diversos estados e já contribuiu para elevar em 85% a distribuição de próteses dentárias em 2011 em comparação com 2010 – de 183 mil para 340 mil próteses. A previsão é chegar a 400 mil unidades até o final do ano em 1.304 municípios. Os mutirões atendem principalmente os pequenos municípios onde a maioria da população vive no campo.

As próteses, lembrou Dilma, são essenciais para garantir uma vida melhor para as pessoas que perderam os dentes por falta de tratamento. Ela, porém, destacou que é preciso enfatizar a prevenção. “Eu vou fazer um apelo: junto com uma prótese, temos de falar também no mutirão para tratar dos dentes de cada criança. Vamos evitar que os jovens e as crianças sejam obrigados a perder seus dentes por falta de tratamento”, disse a presidenta.

Consultórios móveis
Até 2014, serão entregues mil Unidades Odontológicas Móveis (UOMs) para municípios integrantes do Brasil sem Miséria. Cada unidade funciona como um consultório odontológico móvel, instalado numa van adaptada, que circula por regiões em que a população tem dificuldade de acesso a tratamentos de saúde bucal, com capacidade para realizar até 350 atendimentos por mês. As novas unidades móveis vão aumentar em mais de cinco vezes a capacidade atual de atendimento, que é de 181 veículos em situação atualmente.

Além de Rio Pardo de Minas (MG), a cerimônia ocorreu de forma simultânea em outros quatro municípios: Ananindeua (PA), Santo Antônio da Platina (PR), Caxias do Sul (RS) e Água Branca (PI).

Com informações do Blog do Planalto e Ministério da Saúde

Foto: Roberto Stuckert Filho

To top