Dilma: “jamais” os juros voltarão a níveis de 12% ou 15%

O País tem taxa de juros "bem baixa" e o ajuste para conter inflação não deixará juros em patamares altos.

Dilma: “jamais” os juros voltarão a níveis de 12% ou 15%

dilma

“Qualquer necessidade para combater a inflação
será possível fazer em patamar bem menor”

A presidenta Dilma Rousseff disse, nesta terça-feira (16), que um eventual ajuste para conter a inflação no Brasil não deixará os juros em patamares elevados. “Hoje, nós temos uma taxa de juros real bem baixa. Qualquer necessidade para combater a inflação será possível fazer em patamar bem menor.”

Ao participar da cerimônia de anúncio da retomada da produção de insulina humana no Brasil, Dilma destacou que o governo atacará a inflação de forma sistemática.

“Quero adentrar pela questão da inflação e dizer a vocês que a inflação foi uma conquista desses dez últimos anos do governo do presidente Lula e do meu governo”.

“Não negociaremos com a inflação. Não teremos o menor problema em atacá-la sistematicamente. Queremos que esse País se mantenha estável. A inflação corrói o tecido social, corrói para o trabalhador a renda, corrói para o empresário seu lucro legítimo. Isso [inflação] não podemos deixar voltar mais ao Brasil.”

Nesta quarta (17), o Comitê de Política Monetária do Banco Central (Copom) vai anunciar se manterá a taxa básica de juros, a Selic, em 7,25% ou se vai alterar esse percentual. Na semana passada, o IBGE divulgou que o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), que mede a inflação oficial do país, usada como base para as metas do governo, apresentou variação de 0,47% março – taxa inferior à registrada no mês anterior, de 0,60%.

Minha Casa Minha Vida

A presidenta Dilma entregou 1.640 unidades habitacionais do Residencial Alterosa, construído com recursos do Minha Casa Minha Vida, em Ribeirão das Neves, na região metropolitana de Belo Horizonte. O empreendimento vai beneficiar famílias com renda de até R$1,6 mil. O conjunto habitacional é composto por 82 blocos de 20 apartamentos e contemplará cerca de 6,5 mil pessoas. Os apartamentos têm área privativa de 41 m², divididos em 2 quartos, sala, banheiro, cozinha e área de serviço. O condomínio dispõe de estacionamento, centro comunitário, quadra de esporte e campo de futebol.

O empreendimento também oferece apartamentos adaptados para portadores de necessidades especiais, com área maior para possibilitar o giro de 360 graus da cadeira de rodas, além de portas e janelas também adaptadas.

Máquinas agrícolas e ônibus escolares

Na mesma solenidade, a presidenta Dilma entregará 58 máquinas motoniveladoras, 50 máquinas retroescavadeiras e 19 ônibus escolares a 102 municípios mineiros. O investimento é de mais de R$ 25 milhões, e a distribuição das máquinas agrícolas faz parte da segunda fase do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC 2), via Ministério do Desenvolvimento Agrário. O principal objetivo é a construção e a manutenção de estradas que ligam a zona rural à zona urbana.

O programa Caminho da Escola visa renovar e padronizar a frota de veículos de transporte escolar, para garantir segurança e qualidade, contribuindo para o acesso e a permanência dos alunos nas escolas da rede pública da educação básica.

Com informações de agências onlines

To top