Foi como um presente do Dia das Mães. Em pronunciamento em cadeia de rádio e televisão, na noite de ontem, a presidenta Dilma Rousseff anunciou mais um instrumento de combate para erradicar a miséria extrema do País. O Programa Brasil Carinhoso atenderá crianças de zero a seis anos cujas famílias têm renda familiar mínima de R$ 70 reais. As ações do programa, como explicou a presidenta, estarão voltadas exclusivamente para aliviar o sofrimento na primeira infância. Três ministérios – Saúde, Educação e Desenvolvimento Social – terão participação direta na execução das políticas.
Dilma afirmou que o Brasil Carinhoso faz parte do programa Brasil Sem Miséria, mas desde já pode ser considerado como a mais importante ação de combate à pobreza absoluta na primeira infância já lançada no Brasil.
“Como outros programas do Brasil Sem Miséria, o Brasil Carinhosos será uma parceria dos governos federal, estaduais e municipais e terá três eixos principais. O primeiro, e muito importante, vai garantir uma renda mínima de R$
Ainda em seu pronunciamento, com desenvoltura, Dilma explicou que os dois outros eixos do Brasil Carinhoso consistem no aumento do acesso das crianças muito pobres à creche e na ampliação da cobertura dos programas de saúde para elas.
Na área da saúde, o Brasil Carinhoso fará um amplo controle da anemia e da deficiência de vitamina A nas crianças, além de introduzir remédio gratuito contra asma nas unidades do Aqui Tem Farmácia Popular.
“Quero enfatizar a importância de se ampliar efetivamente o acesso das crianças pobres às creches. E creche significa mais que um teto ocasional para essas crianças. A creche significa saúde, educação, comida, conforto, lazer e higiene. Significa atacar pela raiz a desigualdade. Para ampliar essa cobertura, vamos construir novas creches e, especialmente, ampliar e estimular convênios com entidades públicas e privadas”, disse Dilma.
De acordo com a presidenta, 78% das crianças brasileiras em situação de pobreza absoluta vivem no Norte e no Nordeste. Por essa razão, o Brasil Carinhoso, mesmo sendo uma ação nacional, vai olhar com atenção máxima para as crianças das duas regiões.