O senador Walter Pinheiro (PT-BA), a presidenta Dilma Rousseff e o governador da Bahia, Jaques Wagner participaram, na manhã desta sexta-feira, do lançamento da pedra fundamental da obra do Estaleiro Enseada do Paraguaçu, em Maragogipe, a 133 quilômetros de Salvador. Agora eles estão no canteiro de obras para batismo da plataforma P-59, da Petrobras, na mesma região. A presidente da Petrobras, Maria das Graças Foster, também participa dos atos.
Voltado para construção e integração de unidades offshore, como plataformas, navios especializados e unidades de perfuração, o Estaleiro Enseada do Paraguaçu (EEP) será construído a partir de um consórcio formado pelas empresas baianas Odebrecht e OAS, a carioca UTC e a japonesa Kawasaki. O empreendimento, que deve iniciar suas operações em 2014, está localizado na Foz do Rio Paraguaçu, no município de Maragogipe. Considerado um dos maiores do setor no país, o estaleiro ocupará uma área de cerca de 1,6 milhão de metros quadrados, dos quais 400 mil serão destinados à preservação ambiental.
Resgate do setor
Os investimentos no estaleiro são da ordem de R$ 2 bilhões e sua carteira de contratos inclui clientes como Petrobras e Sete Brasil. Quando estiver operando a plena capacidade, o estaleiro poderá processar até 36 mil toneladas de aço por ano, construindo navios de altíssima especialização, como sondas de perfuração e FPSOs, [Floating Production, Storage Offloading], que poderão ser fabricadas simultaneamente.
“Muito além da expectativa de gerar três mil empregos diretos durante sua construção, cinco mil em sua operação, e de ser uma grande fonte de formação de mão de obra altamente qualificada, o estaleiro é também uma oportunidade de resgate do setor naval baiano, um legado tecnológico permanente para o país”, disse o secretário estadual da Indústria, Comércio e Mineração, James Correia, ao destacar a importância do empreendimento.
Assessoria de Imprensa do senador Walter Pinheiro