Dilma lança programa social com enfoque em mulheres e crianças do NO e NE

Segundo a presidenta, o programa, que faz parte do Brasil Sem Miséria, será a mais importante ação de combate à pobreza absoluta na primeira infância já lançada no Brasil

O Palácio do Planalto divulga hoje o detalhamento do programa “Brasil Carinhoso”, anunciado no Dia das Mães pela presidenta Dilma Rousseff em cadeia de rádio e tv. As medidas constituem um grupo de ações sociais – saúde, educação e geração de renda – voltadas para mulheres e crianças com enfoque nas regiões Norte e Nordeste, onde se concentram a maior parte das famílias em extrema pobreza.

Este enfoque tem razão de ser: dados levantados pelo Governo mostram que 78% das crianças brasileiras em situação de pobreza absoluta vivem nessas duas regiões, e 60% delas estão no Nordeste. “Regiões mais pobres, crianças mais desprotegidas, mães e pais entregues historicamente à sua própria sorte”, afirmou a presidente em sua mensagem.

Dividido em três eixos, o Brasil Carinhoso é uma ampliação e um reforço ao Bolsa Família – prevê, por exemplo, a garantia de uma renda mínima de R$ 70 a cada membro das famílias extremamente pobres com pelo menos um filho de até seis anos.

No pronunciamento, a presidenta explicou que os dois outros eixos do Brasil Carinhoso consistem no aumento do acesso das crianças muito pobres à creche e na ampliação da cobertura dos programas de saúde para elas. Na área da saúde, o Brasil Carinhoso fará um amplo controle da anemia e da deficiência de vitamina A nas crianças, além de introduzir remédio gratuito contra asma nas unidades do Aqui Tem Farmácia Popular.

A presidente afirmou ainda que o governo vai ampliar o acesso das crianças mais pobres a creches – a construção de novas unidades foi uma bandeira de sua campanha. Segundo dados de 2010, apenas 23,6% das crianças entre 0 e 3 anos estão matriculadas em creches. Por meio do programa Proinfância, a intenção do governo é construir 6.427 unidades até 2014. De acordo com dados do Ministério da Educação, desse total, 411 unidades foram concluídas. A creche significa saúde, educação, comida, conforto, lazer e higiene. Significa atacar pela raiz a desigualdade. Para ampliar essa cobertura, vamos construir novas creches e, especialmente, ampliar e estimular convênios com entidades públicas e privadas”.

O ‘Brasil Carinhoso’ faz parte do grande programa Brasil sem Miséria, desenvolvido em todo o território nacional. Com ele, a presidenta quer comprometer governos federal, estaduais e municipais na missão de erradicar a miséria no País. Fruto de uma parceria entre as três esferas de governo, segundo ela, será a mais importante ação de combate à pobreza absoluta na primeira infância já lançada.

Com informações do Blog do Planalto

Veja o pronunciamento da presidenta Dilma

To top