Dilma, na Bahia, honra esforço dos mais jovens em busca de formação

Dilma, na Bahia, honra esforço dos mais jovens em busca de formação

Dilma aos jovens formandos de Feira de Santana: “o esforço de vocês faz a diferença”

Ministro Henrique Paim: Pronatec abre porta
de entrada para o mercado de trabalho e isso
permitiu que o público tivesse uma porta de
entrada para o mercado de trabalho.”

A presidenta Dilma Rousseff compareceu, na última terça-feira (29), na cerimônia de Formatura dos alunos do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), em Feira de Santana (BA), que reuniu 1.400 alunos. 

Durante a cerimônia a presidenta destacou o valor do programa para o progresso do País. “O Pronatec é um programa que tem a ambição de ser uma oportunidade para todos os brasileiros que queiram se formar no ensino técnico ou se formar na sua capacitação profissional.”

Segundo a presidenta, o Pronatec não só oferece uma grande oportunidade profissionalizante de inclusão no mercado de trabalho. “O Programa é extremamente vantajoso para o Brasil, porque precisamos assegurar que todos os brasileiros tenham uma melhoria da sua qualificação profissional, da sua qualificação e da sua capacitação técnica para que o Brasil, de fato, se transforme num grande País, numa grande nação.”

Dilma Rousseff também ressaltou o valor do curso para o crescimento socioeconômico. “O curso de capacitação permite que as pessoas melhorem de vida, é uma porta para o País, porque também garante que a nossa população, a nossa maior riqueza, vai ter qualidade, vai melhorar a economia. Vamos poder continuar a crescer sempre.” Para a presidenta, o sucesso do Pronatec é o esforço de cada um dos adultos e jovens. “Esse esforço de vocês é o faz a diferença. Esse esforço que deu certo”, completou.

O ministro da Educação, Henrique Paim, também presente na cerimônia,  ressaltou a importância do Pronatec para o desenvolvimento do País. “A partir da parceria com o Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome [MDS] avançamos e isso permitiu que o público tivesse uma porta de entrada para o mercado de trabalho.”

Paim também enfatizou o avanço educacional apresentado ao longo do governo de Dilma Rousseff. “A raiz da educação está no ensino infantil e o programa Brasil Carinhoso atende isso, e permite que possamos avançar no atendimento das famílias mais pobres. Isso significa que iremos cumprir as metas estabelecidas”.

Segundo o ministro, este ano o número de matrículas nas redes de ensino em tempo integral avançou para 12%, a meta é chegar aos 25%. “O desafio educacional no Brasil é muito grande e esse governo tem feito um trabalho eficiente que valoriza a educação”, completa.

Para o ministro, todos os programas educacionais são efetivos, mas segundo ele, a ação mais significativa é o Pronatec. “O programa é o único que atende a educação profissional em larga escala. A partir da expansão e interiorização do programa avançamos muito e isso garante à democratização e o acesso à educação”, afirma.

“A educação é conhecimento, é formação, mas aqui na verdade, estamos vendo que a educação é promoção social”, conclui o ministro.

Dados do Pronatec na Bahia
Desde que foi criado, em 2011, 80 mil estudantes já foram matriculados nos cursos do Pronatec, oferecidos em 109 cidades baianas. Em Feira de Santana, o valor chega a 5.276 matrículas efetuadas. A Bahia é o estado do Nordeste com maior número de inscrições de pessoas de baixa renda em cursos de capacitação do Pronatec e o terceiro maior no País.

To top