Dilma participa de reunião da Unasul sobre Venezuela e vai à posse de Maduro

A presidenta Dilma Rousseff viaja nesta quinta-feira (18) para Lima, no Peru, onde participa de reunião extraordinária da União de Nações Sul-Americanas (Unasul), convocada para discutir a crise na Venezuela, desencadeada pelo descontentamento do candidato derrotado nas últimas eleições presidenciais.

O chefe da missão da Unasul que acompanhou o pleito venezuelano, Carlos Alvares, pediu respeito aos resultados eleitorais no país. Após a acirrada disputa, Nicolás Maduro foi proclamado presidente eleito pelo Conselho Nacional Eleitoral (CNE) na tarde de segunda-feira (15). No entanto, o candidato derrotado e da oposição, Henrique Capriles, tem pressionado para que os votos sejam recontados, porque Maduro venceu com pequena margem de diferença – menos de 234 mil votos.

Depois da reunião da Unasul em lima, a presidenta Dilma seguirá para Caracas, na Venezuela, para participar da cerimônia de posse do presidente Nicolás Maduro, marcada para sexta-feira (19).

A Unasul é formada pelos 12 países da América do Sul e tem o objetivo de construir um espaço de articulação cultural, social, econômico e político comum aos países da região. Dentre as prioridades estão a eliminação das desigualdades socioeconômicas, inclusão social e a participação cidadã e fortalecimento da democracia.

Com informações da Agência Brasil

To top