Dilma recebe Vladimir Putin, presidente da Rússia

Na cerimônia de assinatura de atos entre o Brasil e a Rússia, foram firmados acordos em diversas áreas (Foto: Roberto Stuckert Filho)A presidenta Dilma Rousseff afirmou, nesta segunda-feira (14), que o Brasil e a Rússia estão entre as maiores nações do mundo e por isso ela considera fundamental estreitar as parcerias, indo além de acordos comerciais, mas, também, firmando acordos nas áreas de energia, defesa, infraestrutura, ciência e tecnologia. Dilma recebeu, no Palácio do Planalto, o presidente russo, Vladimir Putin, para assinatura de diversos atos que podem significar a troca bilateral de negócios da ordem de US$ 10 bilhões.

Dilma recebe Vladimir Putin, presidente da Rússia

“Ressaltamos a importância da cooperação em defesa e em usos pacíficos de energia nuclear. Por esta razão, instruímos nossos negociadores a dar continuidade às negociações para aquisição, pelo Brasil, de unidades do sistema russo de defesa antiaérea. Isso, porque buscamos, com a Rússia, uma relação de longo prazo e de benefícios mútuos, seja pela formação de recursos humanos, seja pelo estabelecimento de parcerias industriais e de associação na área de tecnologia”, afirmou Dilma.

Na cerimônia de assinatura de atos entre o Brasil e a Rússia, foram firmados acordos em diversas áreas. Pela Declaração do Serviço Federal de Cooperação Técnico-Militar da Federação da Rússia e do Ministério de Defesa do Brasil, os dois países examinaram o estágio das tratativas para o desenvolvimento na área de defesa antiaérea. Na área do comércio exterior, foi assinado o Plano de Ação da Cooperação Econômico-Comercial Brasil-Rússia. São iniciativas nas áreas de comércio e de investimentos, tendo por objetivo aumentar o patamar do comércio entre os dois países para US$ 10 bilhões.

Brasil e Rússia também assinaram acordos de celebração de serviços aéreos, da troca bilateral de dados estatísticos, de estudo de opções para monetização de gás no Projeto Solimões, do estabelecimento, na Universidade Federal de Santa Maria (RS) e no Instituto Tecnológico de Pernambuco, do Sistema Glonass, destinado à navegação por satélite. Os dois países também vão fazer cooperação na área de produção de vacinas.

A presidenta Dilma desejou sucesso ao colega russo, o presidente Vladimir Putin, na organização da Copa do Mundo FIFA 2018. Segundo a presidenta, o Brasil e a Rússia sempre poderão cooperar na organização de megaeventos esportivos, como o próximo mundial, na Rússia, ou os Jogos Olímpicos e Paralímpicos de 2016, no Rio de Janeiro.

Com informações do Blog do Planalto

To top