O senador Aníbal Diniz (PT-AC), que assume a cadeira da 1ª Vice-Presidência do Senado Federal, foi elogiado pelo Líder do PT e do Bloco de Apoio ao Governo, Walter Pinheiro (BA), após a reunião de bancada que o escolheu, por unanimidade, Aníbal, para substituir a senadora Marta Suplicy (PT-SP). “O Aníbal preenche todas as condições para ocupar a vaga, por isso obteve o apoio integral da bancada. Sequer houve disputa”, disse Pinheiro.
Sob os cumprimentos dos colegas de partido, como dos senadores José Pimentel (PT-CE), Líder do Governo no Congresso, e Jorge Viana (PT-AC), que lhe desejaram “boa sorte”, Aníbal disse que sente honrado e reconhecido pela indicação. Mas também reconheceu que será um “desafio” substituir Marta. “Sinto um misto de alegria, pelo reconhecimento e respeito da nossa bancada, e uma certa tensão por ter que responder por uma função que até hoje foi ocupada pela senadora Marta Suplicy. Marta é uma das mulheres mais preparadas e que tem um reconhecimento inequívoco na política brasileira”, afirmou o senador.
Para ser empossado da nova função, o nome de Aníbal ainda precisa ser aprovado pelo plenário da Casa. O que, segundo Pinheiro, deve ocorrer tranquilamente ainda nesta tarde. A segurança do baiano parte dos telefones que realizou, pessoalmente, para comunicar a todos os líderes do Senado que o partido faria a indicação.
Pinheiro ainda comentou a saída de Marta da Mesa Diretora, para substituir Ana de Holanda no Ministério da Cultura. Para ele, a escolha da senadora demonstra a qualidade e o prestígio que a bancada petista possui junto a presidente Dilma Rousseff. “Sai da bancada, mais uma vez, alguém para chefiar um ministério. É óbvio que a bancada perde, mas é também um reconhecimento”, avaliou.
Catharine Rocha
Foto: Victor Soares
Leia mais:
Expectativa positiva do setor cultural com Marta à frente do MinC
Marta Suplicy assume Ministério da Cultura e ganha apoio no twitter