Destacando o papel do Governo Federal nos últimos 12 anos no “combate duro e transparente à corrupção”, o diretório do PT de Pernambuco divulgou nota de solidariedade, nesta quinta-feira (12), ao senador Humberto Costa, que está entre os investigados da operação Lava Jato pelo Supremo Tribunal Federal (STF).
Os representantes do diretório afirmam ser testemunhas da lisura e honestidade que são marcas registradas da vida pública de Humberto e lamentam que o pedido de abertura de investigação do senador tenha seguido adiante na mais alta corte do País estando embasada em provas frágeis e contraditórias. “Reafirmamos nossa convicção de que Humberto Costa comprovará a total improcedência da citação de seu nome neste processo investigativo”, diz o texto.
A nota acrescenta que o partido defende que as investigações prossigam, mas não aceita que “situações similares sejam tratadas de forma diferenciada”.
As mobilizações em defesa da democracia, das conquistas obtidas durante os governos petistas, da Petrobras e da reforma política são abordada na nota. O diretório convoca militantes e lideranças a participar de ato na próxima sexta-feira (13), no Parque 13 de Maio, em Recife (PE).
Veja a íntegra da nota:
Diante dos recentes desdobramentos da Operação Lava Jato, a Executiva Estadual do PT-PE torna públicas as seguintes posições:
1) A prática recorrente de lesar o interesse público em favor do patrimonialismo que sempre marcou a vida brasileira, agora está sendo enfrentada com o mesmo vigor e consistência com que foram tratadas e vencidas outras mazelas e distorções históricas, a exemplo da fome, no caminho de ser erradicada; da submissão aos interesses do capital internacional e seus governos, dentre outras distorções nunca combatidas pelos governos daqueles que nos atacam.
2) Pela primeira vez no Brasil, o Governo Federal estrutura e capacita seus órgãos policiais, correcionais e técnicos para investigar a dar suporte ao Poder Judiciário e ao Ministério Público. Em nenhum momento se tentou obstaculizar essas investigações indispensáveis, diferente do mau exemplo de gestões passadas. Embora indignados com as irregularidades que as apurações possam revelar, temos um imenso orgulho de ser correligionários de Dilma e Lula, que foram eleitos para transformar o Brasil, como estamos fazendo nos últimos 12 anos, também no combate duro e transparente à corrupção.
3) A Lava Jato, também expõe as entranhas, as fragilidades e as imperfeições do nosso sistema político e do financiamento empresarial de campanha. Entendemos que esta nova fase das investigações comprova a urgência da Reforma Política, com financiamento público de campanha.
4) Desejamos que as investigações prossigam e que seus trabalhos sejam objetivos. Não aceitaremos que situações similares sejam tratadas de forma diferenciada.
5) Prestamos irrestrita solidariedade ao Senador Humberto Costa, incluído dentre os que serão investigados. Somos testemunhas da sua lisura e honestidade no curso da sua vida pública, ao longo das últimas décadas e compartilhamos da sua indignação diante das fragilidades e contradições que levaram à citação do seu nome. Reafirmamos nossa convicção de que Humberto Costa comprovará a total improcedência da citação de seu nome neste processo investigativo.
6) Finalmente, convocamos os nossos militantes e lideranças a manter aceso o orgulho petista pelo muito que fizemos pelo Brasil nos governos de Lula e Dilma. Conclamamos a todos e todas à participação ativa nas mobilizações em defesa da democracia, da Petrobrás, da Reforma Política, renovando nossa disposição de lutar para manter e ampliar as conquistas alcançadas nos últimos 12 anos.
7) O PT-PE participa e convoca para o ato do dia 13 de março, com concentração às 7h, no Parque 13 de Maio, em Recife.
Diretório do PT de Pernambuco