Disputa voto a voto consagra Fátima Bezerra como nova senadora do PT

Depois de ser a deputada mais votada em 2010, Fátima será será a quinta mulher da bancada petistaDuas mulheres disputaram praticamente voto a voto a única cadeira de senador pelo estado Rio Grande do Norte nessas eleições. Venceu a atual deputada petista Fátima Bezerra. Ela deixou para trás na disputa a vice-prefeita de Natal, Wilma de Faria (PSB). Fátima obteve 54,84% dos votos válidos, contra 43,23% de sua adversária e vai ocupar a cadeira de Ivonete Dantas (PMDB), cujo mandato se encerra em 2015.

Aos 59 anos, Fátima Bezerra é pedagoga promete manter a educação como prioridade de seu mandato. Paraibana de Nova Palmeira, Fátima Bezerra transferiu-se para Natal, no RN, para continuar seus estudos, no início da década de 70 e iniciou sua trajetória política quando era estudante na Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Entrou para o magistério em 1980 e 1982 como professora da rede estadual e da prefeitura de Natal. Foi uma das fundadoras, e vice-presidente e presidente, da Associação dos Orientadores Educacionais; secretária-geral da Associação dos Professores; e presidente, por duas gestões, do Sindicato dos Trabalhadores em Educação, todos do RN. É uma das fundadoras também do Fórum Estadual dos Servidores Públicos.

Filiada ao PT desde 1981, Fátima Bezerra elegeu-se deputada estadual por dois mandatos, em 1994 e 1998. Na Assembleia Legislativa potiguar, foi presidente da Comissão de Direitos Humanos e da Comissão de Defesa do Consumidor, Meio Ambiente e Interior.

Fátima elegeu-se deputada federal em 2002, quando foi eleita a deputada federal mais votada do RN. Suas principais áreas de atuação tem sido a Educação, a Cultura, o desenvolvimento regional, os direitos da mulher e a cidadania GLBT. Em 2005, foi presidente da Comissão de Legislação Participativa da Câmara dos Deputados e é membro titular da Comissão de Educação e Cultura da Câmara dos Deputados desde o seu primeiro mandato federal. Desta última, foi primeira vice-presidente durante o ano de 2006.

Em 2010 Fátima foi a deputada federal mais votada da história do Rio Grande do Norte e, em 2011foi eleita presidenta da Comissão de Educação e Cultura da Câmara dos Deputados.

Logo que soube que conquistara a vaga de senadora, Fátima disse que o povo do Rio Grande do Norte estava fazendo história ao eleger uma senadora de origem popular. Ela lembrou que no estado, o Senado sempre foi ocupado por representantes das oligarquias, ex-governadores, ou políticos em fim de carreira. “A minha vitória traz um fato novo que é eleger uma professora de origem modesta, que conseguiu ser deputada estadual e federal, e agora serei a senadora de todos, de todo o Rio Grande do Norte”, declarou

To top