Donizeti e Frente do Biodiesel buscam apoio no Ministério de Minas e Energia

Donizeti e Frente do Biodiesel buscam apoio no Ministério de Minas e Energia

Senador cobra cronograma e um protocolo de compromisso para implantação do programaO senador Donizeti Nogueira (PT-TO) participou, nesta quarta-feira, 15, de audiência da Frente Parlamentar de Defesa do Biodiesel realizada no Ministério de Minas e Energia e que contou com a presença do presidente, deputado federal Evandro Gussi (PV-SP) e do secretário Marco Antônio Martins Almeida, de Petróleo, Gás e Combustíveis Renováveis, para tratar do Programa Nacional de Biodiesel.

Na pauta, incentivos à produção de biodiesel e implantação da frota de veículos, dentro do Programa Nacional de Biodiesel, criado pela ex-ministra Dilma Rousseff, hoje presidenta da República. O secretario Marco Antônio falou em nome do ministro Eduardo Braga e garantiu que o governo brasileiro tem o maior interesse sobre o tema, porque energia é estratégica e principalmente neste momento em que o Brasil se prepara para a COP 21, que será realizada em Paris. O senador pediu que o Governo tenha um cronograma, estabelecendo prazos e um protocolo de compromissos para responder as demandas e dar segurança ao setor.

Depois de ouvir representantes do setor produtivo, que garantiram estarem preparados para atender as demandas, o senador Donizeti Nogueira argumentou que embora sendo o Tocantins um estado ainda novo, com cidades consideradas pequenas em comparação com as grandes metrópoles, como São Paulo e Rio de Janeiro, onde os problemas causados pela poluição com emissão de gases são muito maiores, também recebe cobranças da população.

“Há uma demanda, recebo cobranças e precisamos dar respostas” disse ele, argumentando que se não houver uma agenda, estabelecendo um cronograma, com prazos e um protocolo de compromissos, o Brasil não vai conseguir organizar, por exemplo, a adoção de uma nova frota de ônibus B-20, com menor emissão de poluentes. Participaram do evento, representantes das três associações de produtores – Aprobio, Brasilbio e Abiove – que reafirmaram que não haverá desabastecimento e que o setor está preparado, para a produção de biodiesel que atenda a demanda.

Ao final, ficou estabelecida a realização de uma grande audiência pública, coordenada pela Frente Parlamentar de Defesa do Biodiesel, com a participação de parlamentares da Câmara dos Deputados e do Senado Federaç, de gestores do Governo e representantes do setor produtivo.

Foto: Mônica Sacramento

Fonte: Assessoria de imprensa do senador Donizeti Nogueira

 

Leia mais:

Brasil é 4º em produção de fontes renováveis de energia

Aprovada alta do índice de biodiesel em combustíveis

Brasil em busca de um recorde na defesa do meio ambiente

To top