Donizeti critica veículos de comunicação que “se comportam como partidos políticos”

Donizeti: Todo governo precisa de uma boa oposição. Nós não precisamos é de uma mídia mentirosa. Foto: Ag. SenadoO Nordeste brasileiro enfrentou 500 anos de latifúndio, injustiça social e graves dificuldades climáticas, mas tem conhecido avanços expressivos conquistados na vigência dos governos do PT, lembrou o senador Donizeti Nogueira (PT-TO), rebatendo críticas do senador Agripino Maia (DEM-RN), em pronunciamento ao plenário nesta segunda-feira (1). “Certamente, ainda não tivemos a capacidade de resolver os problemas do Nordeste como é preciso, mas também, se não foram capazes de resolver em 50, 100 anos, 500 anos, não poderíamos resolver todos os problemas do Nordeste em apenas 12 anos”, afirmou Donizeti.

Ele também criticou os grandes veículos de comunicação, que deixam de noticiar grande parte dessas conquistas. “Estou como Raul Seixas: ‘não preciso ler jornais, mentir sozinho, eu sou capaz’, porque os grandes meios de comunicação mentem todos os dias para o povo brasileiro, não são capazes de ter uma posição isenta sobre o que está acontecendo no País”. Para o senador petista, os grandes conglomerados de comunicação, junto com setores da oposição, têm por objetivo destruir um partido [o PT] “que tem uma folha histórica de contribuição para o País, que o vem transformando”.

Sobre as críticas de Agripino, Donizeti lembrou que as obras de transposição do São Francisco, iniciativa dos governos petistas, trarão grande benefício para cada morador do Nordeste. “Não dá para ouvir aqui o nhem-nhem-nhem de que o governo do PT não está gerando os empregos necessários e permanentes no Nordeste. Antes, esses empregos não eram gerados no Nordeste, e os nordestino iam para São Paulo em busca da sobrevivência”, rebateu.

Donizeti registrou a expressiva diminuição desse fluxo migratório. “As oportunidades no Nordeste têm crescido”. A crise atual, ponderou o senador, vai ser superada em breve. “Daqui para o final do ano a gente retoma o crescimento”. O petista foi apasteado pelo senador Raimundo Lira (PMDB-PB), que presidia a sessão, que deu um testemunho sobre as obras da transposição d Rio São Francisco. Ele lembrou que hoje há estão registrados 9.133 trabalhadores nas obras e que algumas das frentes têm operários se revezando ao longo de 24 horas. Citou ainda o maquinário alocado na construção —3.588   máquinas — e destacou que 73,7% das obras já estão concluídas. São quatro túneis, nove estações elevatórias, 14 aquedutos, 27 barragens e um total de 477km de canais.

Esse é um exemplo, afirmou Donizeti, de que não se pode “entrar nessa cantilena de que o Brasil acabou, que é um caos”. Ele enfatizou a importância de se ter uma oposição atuante e vigilante, mas foi duro com os segmentos da imprensa que apostam apenas no desgaste do governo para proteger interesses particulares. “A gente precisa da oposição para poder chamar a atenção. Todo governo precisa de uma boa oposição. Nós não precisamos é de uma mídia mentirosa”, afirmou.

Para o petista, o Brasil precisa da pluralidade de meios de comunicação, que são elementos essenciais à democracia. “Não quero cerceamento do direito de as pessoas falarem, mas a comunicação precisa ser plural”. Ele enfatizou a responsabilidade que deve ser cobrada das empresas de comunicação. “Quem explora uma concessão pública precisa ser leal ao País e ao povo brasileiro. Não pode se transformar em partido”. 

Cyntia Campos

To top