
Donizeti tem forte atuação em defesa da água, o meio ambiente, da agricultura de baixo carbono, das fontes de energias renováveis e do desenvolvimento sustentávelO senador Donizeti Nogueira (PT-TO) é um dos integrantes da delegação do Parlamento Brasileiro na Conferência das Partes – COP 21, em Paris, na França. Aberta no último dia 30, a reunião discute soluções globais para reduzir a emissão de gases do efeito estufa. A comitiva do Legislativo embarcou na última quinta-feira (3) e é formada por membros da Comissão Mista sobre Mudanças Climáticas, com sete senadores e cinco deputados federais, todos com atuação incisiva no enfrentamento das causas desse fenômeno que assola o mundo.
Donizeti Nogueira tem uma longa trajetória de atuação em defesa da água, o meio ambiente, da agricultura de baixo carbono, das fontes de energias renováveis e do desenvolvimento sustentável. O senador é membro das comissões de Meio Ambiente, de Agricultura e Reforma Agrária, de Desenvolvimento Regional e na Comissão Mista de Mudanças Climáticas e já apresentou um a série de projetos sobre esses temas.
Para o senador petista, “representar o Brasil é uma honra e participar de um encontro dessa magnitude um aprendizado”, afirmou destacando painéis como o de “Liderança em Desenvolvimento Rural de Baixo Carbono na Amazônia”, que acontece na terça-feira, 08, e “Implementação da iNDC do Brasil – Florestas – Regeneração – Recomposição e Reflorestamento”, que o Senado e o Congresso Nacional já vem debatendo, lembrando seus projetos que propõe pagamento por serviços ambientais e reaproveitamento de água das chuvas.
Entre os senadores integrantes as delegação do Parlamento Brasileiro, além de Donizeti, também está o Jorge Viana (PT-AC), relator do Código Florestal e do marco regulatório da biodiversidade. O trabalho dos parlamentares em Paris foi iniciado nesta sexta-feira (4), com o debate “Mudança Legislativa: legislando e julgando para o futuro”, que acontece na Assembleia Nacional da França, com o ministro do Superior Tribunal de Justiça Antônio Benjamim, do Brasil.
O ciclo de debates permanece durante toda a semana, envolvendo personalidades do mundo inteiro como a prefeita de Paris, Anne Hidalgo, o ex-presidente do México, Felipe Calderón, e a ministra do Meio Ambiente, Isabella Teixeira, mostrando que o Brasil terá uma participação como protagonista do debate. A delegação também terá encontros bilaterais e com o embaixador do Brasil, Paulo Cesar de Oliveira Campos, na Embaixada Brasileira em Paris. A semana se encerra com a realização de dois Fóruns, o primeiro de Mudanças Climáticas pós 2020, e outro para debater os resultados da COP 21 e a participação brasileira, organizados pela própria Comissão Mista Permanente sobre Mudanças Climáticas e Instituto Ethos de Empresas e Responsabilidade Social.
Assessoria do senador Donizeti Nogueira
Leia mais
Jorge Viana vê Brasil como protagonista na Conferência do Clima de Paris
Mudanças climáticas exigem medidas imediatas, alerta Jorge Viana