“É chocante”, diz Aníbal sobre situação de presos na Bolívia

Senador visitou presídio onde rebelião ocorrida no último dia 13 deixou cinco brasileiros feridos.

“É chocante”, diz Aníbal sobre situação de presos na Bolívia

anibal_bolivia1

Ao tomar conhecimento da situação de violação aos direitos humanos por qu passam brasileiros presos na Bolívia, o senador Aníbal Diniz (PT-AC) e o secretário estadual de Direitos Humanos do Governo do Acre, Nilson Mourão, se deslocaram até a fronteira com o país vizinho, onde realizaram reuniões com familiares dos presos envolvidos na rebelião, da última segunda-feira (11/02), no presídio Vila Bush na Bolívia, que resultou na morte de um brasileiro.

Aníbal e o secretário também buscaram informações junto ao Consulado brasileiro na Bolívia, além de visitarem os presos feridos e checarem in loco a situação dos brasileiros no presídio boliviano. “O presídio é chocante”, disse o senador lembrando que lá dentro o que vigora é a lei do mais forte. “Todas as informações serão enviadas às autoridades competentes”, afirmou o senador.

No encontro com os familiares dos presos o senador ouviu denúncias de maus tratos e extorsão dentro do presídio boliviano. Já no consulado, Nilson Mourão e Aníbal Diniz cobraram prioridade em algumas ações consideradas emergenciais, como: garantia de vida dos envolvidos na rebelião que foram jurados de morte pelos outros detentos bolivianos; tratamento adequado para o detento que se encontra ferido e precisa ser encaminhado para outra cidade para fazer exames mais detalhados, além de acompanhamento jurídico para os demais brasileiros que se encontram presos no país vizinho.

anibal_bolivia2O senador sugeriu ainda que o Consulado brasileiro faça um relato da situação para que o Ministério das Relações Exteriores tome providências, e, se comprometeu a apresentar esse relato sistemático na próxima na próxima audiência pública da Comissão das Relações Exteriores.

O cônsul Guilherme Barbosa explicou que os relatos estão sendo feitos e que já existe o pedido de transferência dos detentos envolvidos na rebelião. Já o preso que ficou ferido mais gravemente e que necessita de transferência para realizar exames está aguardando decisão judicial.

Atualmente, segundo o consulado, o presídio Vila Bush tem capacidade para 80 pessoas e encontra-se com cerca de 170 detentos, dos quais 33 são brasileiros.

Com informações da assessoria do senador Aníbal Diniz

Leia mais:
Aníbal pede esclarecimentos sobre morte de brasileiro na Bolívia

To top