Eduardo Suplicy defende blogueira cubana Yoani Sanchez

Para o ele, a nova lei de imigração cubana pode ser um sinal para acabar com o bloqueio econômico

Eduardo Suplicy defende blogueira cubana Yoani Sanchez

Suplicy enfatizou que jamais será um traidor
em relação às ideias que defende

O senador Eduardo Suplicy (PT-SP) saiu em defesa da blogueira cubana, Yoani Sanchez, dissidente do regime cubano e que se encontra em solo brasileiro, em discurso realizado na última terça-feira (19/02). Suplicy explicou que visita da blogueira ao Brasil pode ser um sinal para que, dentre outras coisas, o presidente norte-americano, Barack Obama, possa pôr fim ao bloqueio econômico imposto a Cuba e que dura aproximadamente 50 anos.

“A nova lei de imigração cubana, que permitiu que ela viesse ao Brasil, pode ser um sinal fantástico para o Presidente Obama finalmente acabar com o embargo, o bloqueio. Assim, como também que Obama venha dar passos para acabar com a prisão de Guantánamo, dar anistia aos cinco prisioneiros cubanos, personagens do livro de Fernando Morais, Os Últimos Soldados da Guerra Fria”, disse.

Além disso, o senador se defendeu da acusação de ser um “traidor” por ter sugerido um diálogo entre a blogueira e manifestantes que organizavam, segundo ele, um protesto agressivo contra Yoani. Suplicy destacou que sempre foi fiel aos seus ideais. Suplicy enfatizou que jamais será um traidor em relação às ideias que defende.

“Às vezes, Yoani pensa de forma diferente daqueles que defendem a Revolução Cubana, e eu defendo a Revolução Cubana. Mas quero que ela se mova na direção de prover efetiva liberdade de ir e vir, efetiva liberdade de opinião, efetiva liberdade de imprensa, de formação de partidos políticos. Aí, sim, creio que Cuba estará caminhando na melhor direção”, destacou o senador, que concluiu afirmando ser “importante caminhar na direção da construção de uma sociedade mais civilizada, mais humana e mais justa”.

Leia uma análise sobre o livro “Os Últimos Soldados da Guerra Fria”

To top