Educação integral para beneficiários do Bolsa Família cresce 240%

Dilma Rousseff afirmou que a prioridade do governo é levar educação integral para as famílias e regiões mais pobres do País.

 

 

 

 

A presidenta Dilma Rousseff afirmou nesta segunda-feira (20/08) que a prioridade do governo é levar educação integral para as famílias e para as regiões mais pobres do País. Durante o programa de rádio Café com a Presidenta, ela destacou o papel do Programa de Ensino Integral Mais Educação, que, por meio de escolas em tempo integral, vem ampliando o atendimento aos beneficiários do Bolsa Família — de 5.300, em 2011, para quase 18 mil, em 2012.

“A nossa prioridade é levar a educação integral para as famílias e as regiões mais pobres. Para uma família sair da miséria, vários caminhos são possíveis, mas dois são os mais importantes e necessários. Para os adultos, um emprego ou uma atividade que gere renda. Para as crianças e os jovens, a educação, a educação e mais educação.”, disse a presidenta.

De acordo com Dilma, nas escolas em tempo integral os alunos têm acompanhamento pedagógico obrigatório no turno complementar das aulas. Os professores ajudam nas tarefas, tiram dúvidas e reforçam o aprendizado, principalmente de português e matemática.

“Muitas vezes, esse acompanhamento é feito também nas atividades fora da sala de aula. Por exemplo, quando o aluno joga xadrez, ele exercita o raciocínio lógico, o que ajuda no aprendizado da matemática. A música e o esporte ajudam na concentração e na disciplina. Todas essas atividades aumentam o interesse do aluno pela escola e melhoram a autoestima da criança”, explicou.

A presidenta também comentou o resultado do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb). “Nos anos iniciais do Ensino Fundamental, o Brasil teve nota 5 no Ideb Nacional, superando a meta de 2011 e também a de 2013. Nós tivemos bons resultados também, Luciano, nos anos finais do Ensino Fundamental (…) Várias ações, como o Programa Ensino Fundamental Mais Educação, estão ajudando a melhorar a qualidade da educação no nosso país. A escola pública pode sim ser uma boa escola e esta vitória também é dos nossos professores”, finalizou Dilma.

Blog do Planalto

To top