Em 5 anos,o Piauí reduziu pobreza à metade; renda cresceu 16% no período

Durante palestra em Teresina, o secretário de Ações Estratégicas da Presidência da República, Ricardo Paes Barros, revelou: entre 2003 a 2008, o Piauí conseguiu reduzir a extrema pobreza de seu território à metade. Em cinco anos, enfatizou o secretário, o Piauí alcançou a meta que o Programa Metas do Milênio, da ONU, previa em 25 anos.

“Em Nova York, estão quebrando a cabeça, chamando ganhadores do Prêmio Nobel para reduzir a pobreza em sua metade na África em 25 anos. No Piauí, isso foi feito em cinco anos”, disse ele, segundo reportagem do jornal Meio Norte.

Outra informação divulgada por Paes de Barros, para ele “muito impressionante”, é que o Piauí foi o estado brasileiro onde os 10% mais pobres cresceram com muito mais velocidade do que os ricos. “O mais pobre dos pobres está conseguindo melhorar e não é por causa do Bolsa Família, mas pela inclusão produtiva dos 10% mais pobres, isso é que o que mais impressionante”..

Entre 2003 a 2009, no Piauí a renda dos 10% mais pobres cresceu 16% ao ano. Isso aconteceu no Piauí na área urbana e na área rural, os mais pobres tiveram um crescimento mais ainda, o que é inédito no Piauí.

“Percebemos que o Piauí teve um desenvolvimento fantástico. O que o Piauí fez foi fantástico e queremos saber os detalhes sobre o que foi feito”, afirmou Ricardo Paes de Barros.

To top