Em Doha, Aníbal defende contrapartida de países desenvolvidos

Vice-presidente do Senado, o senador Aníbal Diniz (PT-AC) e o senador Jorge Viana (PT-AC) participaram, na última terça-feira (4) da sessão principal de abertura da 18ª Conferência das Partes da Convenção sobre Mudanças Climáticas da ONU (COP-18), realizada em Doha, no Qatar. A sessão contou com a participação de chefes de Estado e ministros de mais de 190 países.

Mais cedo, em reunião com membros do Parlamento Europeu, Aníbal relatou as políticas pioneiras desenvolvidas pelo Acre na área de desenvolvimento sustentável e o projeto de Redução de Emissões por Desmatamento e Degradação (REDD) em curso no estado. O senador reiterou a defesa da implementação, pelos países desenvolvidos, dos acordos de redução de emissões de CO2 e que esses ofereçam contrapartidas viáveis aos Estados que já trabalham com preservação ambiental.

Segundo estudos recentes, se for mantido o ritmo de crescimento de emissões de CO2 — que foi de mais de 3% anuais, entre 2000 e 2011 — o aumento da temperatura pode superar 5 graus Celsius em 2100.

A COP-18 entrou nesta terça-feira em sua segunda e última semana sem definições concretas quanto aos principais pontos em discussão. Os negociadores de quase 200 países presentes ainda não chegaram a um consenso sobre a adoção da segunda fase do Protocolo de Kyoto, sobre o acordo com metas obrigatórias para todos os países proposto pela Plataforma de Durban ou à implementação do Fundo Verde Climático, que prevê o repasse de recursos aos países em desenvolvimento para que estes possam se adaptar às consequências do aquecimento global e adotar políticas sustentáveis de crescimento.

O secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, afirmou nesta terça-feira que espera um “compromisso firme” dos quase 190 países presentes na conferência do clima para alcançar um acordo até o fim de semana, em particular no que diz respeito a Kyoto 2 e à ajuda financeira aos países do sul.

Assessoria do senador Aníbal Diniz

To top