Em festa, Wellington reúne-se com líderes indígenas

Uma festa de integração entre as diferentes nações indígenas foi realizada na cidade de Porto Nacional, em Tocantins, durante o período de 05 a 12 de novembro.

Índios de diferentes etnias participaram de competições em diferentes modalidades: futebol, corrida de tora, cabo de força e corrida masculina e feminina, arremesso de lança, arco e flecha, natação e canoagem. Mais que competições, haja vista que o lema dos jogos foi “O importante não é ganhar e sim, celebrar”, o índio Marcos Terena, organizador do evento reforça a importância da realização dos jogos que está na sua edição de número 11.  

De acordo com Marcos Terena, muitos participantes que estavam ali viajaram de dois a quatro dias, além de trajeto de barco, para participar e conhecer os Jogos. Ele ressalta ainda a participação de um grande número de mulheres na realização dos jogos. “Isso tudo é muito gratificante. Além da participação das mulheres, há também a participação dos jovens que tem ajudado a engrandecer o evento”.

Ele explica ainda que os jogos são considerados um dos maiores encontros esportivos culturais e tradicionais da América. “Os jogos são voltados para a integração entre as etnias, promoção da cidadania indígena e aos nossos valores tradicionais”, daí também porque a realização do Fórum Social que através dos vários debates discute a situação indígena brasileira.

Além das competições, são realizadas apresentações culturais, exposição e vendas de artesanatos.

Boas vindas e homenagens

Ao chegar à Ilha de Porto Real, palco principal dos Jogos dos Povos Indígenas, o senador Wellington Dias foi recepcionado pelo índio Marcos Terena que o conduziu para uma reunião com os líderes das etnias presentes no evento. Em seguida, o senador foi agraciado com rituais de boas vindas.

Para o senador o evento é importante, porque além das competições, é um momento para que os índios apresentem suas tradições culturais, as danças, as suas memórias, as suas formas de oração e também possam juntos discutir problemas que afetam as diferentes etnias. “Eles têm orgulho de sua cultura e apresentam isso de diferentes formas de manifestação e ao mesmo tempo realizam uma Olimpíada onde o importante não é vencer, mas sim a participar. É um momento de grande emoção. Eles escolheram a mim para apresentar a sua pauta. E eu assumo aqui o compromisso de trabalhar em prol da causa indígena”, destacou.

Foram escolhidos seis temas a serem priorizados: saúde, educação, Funai, Rio +20, Jogos Mundiais Indígenas e representatividade no Congresso Nacional.

Dias destacou ainda que os Jogos são importantes porque são uma oportunidade das outras pessoas conhecerem mais sobre os índios, já que muitos têm uma visão distorcida com relação aos povos indígenas.

O parlamentar destacou que boa parte dos índios vive na miséria, a mortalidade infantil e a materna são altas, muitos ainda vivem em condições primitivas, não por opção, mas por falta de apoio. “Então quero tratar sobre tudo isso com a presidente Dilma e sua equipe. Também quero tratar sobre isso no Congresso Nacional e me somar não só como representante dos índios, mas quero colocar o meu mandato como uma força que possa contribuir para que o Brasil possa avançar em relação à política para os povos indígenas do Brasil”.

Fonte: Assessoria do senador Wellington Dias

Foto: Ana Costa

To top