A democratização do acesso aos cursos de medicina é uma condição que só as universidades públicas podem assegurar e representa mais um exemplo do resultado do trabalho dos governos petistas para ampliar o número de vagas e descentralizar a presença das universidades federais no País. Na última terça-feira (19), a senadora Fátima Bezerra (PT-RN) celebrou a abertura de mais um curso de medicina, desta vez em Mossoró (RN), na Universidade Federal do Semi-Árido.
A senadora participou da aula inaugural da primeira turma do curso de Medicina e destacou a alegria de ver um sonho realizado. “Estou muito feliz por ter participado dessa luta, por ter dado a minha contribuição para que, a exemplo da UFRN, a UFERSA também realizasse seu sonho, o de ampliar acesso ao ensino superior com a oferta de vagas no curso de Medicina”.
O reitor da UFERSA, professor Arimatea Matos, relembrou o processo que resultou na instalação do curso de Medicina na UFERSA em Mossoró. Reitor fez questão de agradecer, na sua fala, o papel essencial que a senadora Fátima teve para a conquista do curso.
Representando a reitora da UFRN, o professor George Dantas (diretor da Escola Multicampi de Medicina do RN) também frisou o empenho da senadora Fátima no processo de expansão e interiorização do ensino superior no RN. “Sem o empenho da senadora a gente não teria conseguido trazer os cursos de Medicina para a UFERSA e UFRN”, disse George.
“O curso de medicina na UFERSA é mais uma demonstração do compromisso do governo da presidenta Dilma na ampliação das oportunidades educacionais no campo do ensino superior para a nossa juventude”, disse Fátima.
Por fim, ela chamou atenção ainda para iniciativas do governo biônico, como a PEC que prevê a desvinculação orçamentária dos gastos sociais.
Com informações da assessoria da senadora Fátima Bezerra