Em pauta proposta que cria três centros de pesquisa

Projeto do Executivo foi aprovado nesta quarta-feira pela CCT, em regime de urgência.

Em pauta proposta que cria três centros de pesquisa

Governo quer criar Centro de Tecnologias
Estratégicas do Nordeste, o Instituto
Nacional de Pesquisa do Pantanal e o
Instituto Nacional de Águas (profisrael.com.br)

O projeto do Executivo que estabelece a criação de três centros de pesquisa foi aprovado na manhã desta terça-feira (10) e seguirá para o plenário do Senado em regime de urgência.  A proposta (PLC 55/2013) foi aprovada pela Comissão de Ciência, Tecnologia, Inovação, Comunicação e Informática (CCT) e cria o Centro de Tecnologias Estratégicas do Nordeste, o Instituto Nacional de Pesquisa do Pantanal e o Instituto Nacional de Águas.

Além dos novos órgãos, que estarão ligados ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCT), o texto prevê a criação de 83 cargos comissionados e a transferência do Museu de Biologia Professor Mello Leitão, localizado em Santa Tereza (ES), do Instituto Brasileiro de Museus (Ibram) para o MCT, alterando ainda sua denominação para Instituto Nacional da Mata Atlântica.

Centros
De acordo com o projeto, o Centro de Tecnologias Estratégicas do Nordeste buscará o desenvolvimento econômico e social da região e atuará como facilitador da formação de redes temáticas de pesquisa, identificando oportunidades e necessidades e realizando estudos e projetos interdisciplinares.

O Instituto de Pesquisa do Pantanal terá como foco a instalação de infraestrutura de apoio às pesquisas na região. Também buscará integrar e articular ações, fomentando o desenvolvimento de modelos e bancos de dados para a transferência de conhecimento.

Já o Instituto Nacional de Águas estará voltado à geração de conhecimento e de novas tecnologias para o uso racional dos recursos hídricos, buscando ainda soluções para minimizar impactos das mudanças climáticas e promovendo educação ambiental e melhor gestão dos recursos hídricos.

Com informações da Agência Senado

Conheça o PLC 55/2013

 

Leia mais:

Pronatec alcança 5,5 milhões de matrículas

Governo abre crédito de R$ 32 bilhões para financiar a inovação

To top